
O Comando Territorial de Lisboa, através do Subdestacamento Territorial de Sintra, deteve no passado dia 21 de maio um homem de 44 anos por furto qualificado, tendo ainda recuperado oito veículos automóveis de gama média e alta, no concelho de Sintra. As viaturas destinavam-se a uma exportação ilícita para o estrangeiro.
A ação teve origem numa denúncia relacionada com o furto de várias viaturas na região. Os militares da GNR deslocaram-se de imediato ao local, surpreendendo o suspeito em flagrante delito, no momento em que procedia ao carregamento dos automóveis para o interior de um contentor marítimo, com destino fora do país.
As viaturas recuperadas, cujo valor global estimado ascende aos 750 mil euros, encontravam-se, em grande parte, registadas como furtadas. A rápida intervenção da GNR impediu a concretização da exportação fraudulenta e permitiu a apreensão dos bens.
O suspeito foi constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Lisboa para os devidos trâmites legais.
A GNR sublinha que esta operação representa mais um passo no combate à criminalidade organizada, nomeadamente no que diz respeito ao furto e tráfico internacional de veículos automóveis.