
A 10.ª edição do Concurso para Jovens Intérpretes – Prémio José Augusto Alegria 2025, nas modalidades de canto e clarinete, vai decorrer em Évora e tem inscrições abertas até dia 11 de julho, revelou hoje a organização.
Em comunicado, a Associação Eborae Mvsica, que promove a iniciativa, indicou que o concurso vai decorrer de 18 a 20 de julho, enquanto o concerto dos laureados está marcado para o dia 20 de julho, às 21:00, no Convento dos Remédios, em Évora.
Segundo os promotores, o concurso está aberto à participação de jovens intérpretes portugueses e estrangeiros.
Esta competição tem como referência e patrono o cónego José Augusto Alegria, que deixou “uma importante obra musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da ‘Escola de Música da Sé de Évora’, dos séculos XVI e XVII”, adiantou a associação.
O concurso tem como objetivos “o estímulo ao estudo da música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio”.
Na modalidade de canto, podem candidatar-se estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, cuja idade não seja inferior a 18 ou superior a 32 anos, a 01 de agosto de 2025.
Quanto à modalidade de clarinete, podem candidatar-se estudantes de música e jovens profissionais, em início de carreira, em três escalões – no primeiro até aos 15 anos inclusive, no segundo até aos 18 anos inclusive e no terceiro até aos 25 anos inclusive -, reportando-se as idades a 01 de agosto de 2025.
Os primeiros classificados, nas modalidades de canto e de clarinete escalão três, recebem um prémio de mil euros cada, mais um concerto no XXVII Ciclo de Concertos Música e Outras Artes nos Claustros 2026, em Évora.
Há ainda prémios para os segundos e terceiros classificados, nas duas modalidades e nos diversos escalões de clarinete, e um prémio para a melhor interpretação de canção portuguesa.
O júri do concurso é presidido por Benoît Gibson e tem como vogais Liliana Bizineche e Sandra Medeiros, na modalidade de canto, e Luís Gomes e Mário Vinagre, na modalidade de clarinete.
O pianista que acompanha os intérpretes será Yan Mikirtumov.
O regulamento do concurso e o valor dos prémios estão disponíveis na Internet em eboraemusica.pt.
Esta iniciativa é organizada pela Eborae Mvsica em parceria com a Câmara e a Universidade de Évora.