
A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, foi palco, no passado sábado, 17 de maio, da sessão “Saúde Mental na Adolescência”, uma iniciativa da Associação Mente Ciente, com o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas de Montemor, da CPCJ local e da Unidade Local de Saúde – Baixo Mondego.
A ação, focada na promoção da literacia em saúde mental, contou com a presença de Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho.
Foram abordados temas centrais no universo juvenil, como as perturbações do comportamento alimentar, dependências (de ecrãs, álcool, drogas e redes sociais) e o bullying. Através de métodos expositivos, interrogativos, reflexivos e de discussão, os participantes foram convidados a refletir sobre os desafios da adolescência e a importância do bem-estar psicológico.
A sessão proporcionou o desenvolvimento de competências para a identificação de sinais de alerta e de estratégias de comunicação eficazes, sublinhando a necessidade de intervir precocemente e de fomentar ambientes saudáveis e de apoio para os mais jovens.
A iniciativa reforça o compromisso das entidades locais com a promoção da saúde mental, numa fase crítica do desenvolvimento humano.
