
A Câmara Municipal de Palmela deu mais um passo importante na política de habitação local. Na reunião pública de hoje, foi aprovada, por unanimidade, a abertura de dois concursos públicos para a execução de empreitadas de conceção e construção de edifícios destinados a habitação a custos controlados, na freguesia de Águas de Moura.
Com um investimento global de 4.273.584€, o município irá criar 28 novos fogos em terrenos municipais, com o objetivo de melhorar a oferta de habitação para famílias com dificuldades no acesso ao mercado imobiliário.
A primeira empreitada prevê a construção de um edifício multifamiliar com sete fogos, localizado na Rua Alberto Valente. A segunda abrange a construção de 21 habitações num terreno situado entre as Ruas Heróis do Ultramar, Hermenegildo Capelo e 5 de Outubro. Ambas as iniciativas estão alinhadas com a Estratégia Local de Habitação (ELH) e são enquadradas pelo Programa 1.º Direito e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A aprovação desta medida surge depois dos concursos anteriores, realizados em dezembro de 2024, que não tiveram propostas válidas. No entanto, o município reafirma o seu compromisso em enfrentar os desafios habitacionais da região e continuar a procurar soluções inovadoras para combater a carência de habitação.
A ELH, que tem como objetivo ampliar o parque habitacional municipal e promover uma maior regulação do mercado, é um instrumento estratégico crucial para a criação de condições que combatam as desigualdades habitacionais, promovam a reabilitação urbana e reforcem a coesão social e territorial.