O Município de Seia vai lançar, este verão, a primeira edição do Cool Work – Programa de Ocupação de Tempos Livres, uma iniciativa que pretende proporcionar aos jovens estudantes do concelho uma experiência prática e enriquecedora em contexto real de trabalho.

Dirigido a jovens entre os 15 e os 24 anos, residentes no concelho de Seia, que frequentem o ensino secundário ou superior, o programa visa ocupar os tempos livres, promovendo a aquisição de competências pessoais, socias e profissionais e o contacto direto com a realidade profissional e institucional do território.

O Cool Work decorre em dois períodos, de 1 a 14 de agosto e de 18 a 29 de agosto de 2025, e além de fomentar a ligação entre a formação académica e o mundo laboral, pretende contribuir para escolhas vocacionais mais conscientes e uma futura integração profissional mais sólida e alinhada com os interesses de cada participante.

A ocupação poderá ter entre 20 e 80 horas, com atividades previamente definidas pelas entidades acolhedoras, que vão desde os diversos serviços do próprio Município e instituições sociais. Cada jovem participante receberá uma bolsa individual no valor de 2,60€/hora e estará abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

As inscrições estão abertas até ao dia 29 de julho, no site do Município: cm-seia.pt.

Os jovens poderão realizar a sua experiência prática em diversos serviços e equipamentos municipais, nomeadamente na Biblioteca Municipal, na Ludoteca Municipal, no Espaço Energia e Habitação, na Unidade de Desenvolvimento Social, no Serviço de Recursos Humanos, na Unidade de Administração Territorial, na Unidade de Gestão Urbana e Infraestruturas Verdes, na Unidade de Sistemas e Processos, no Canil Municipal, no BUG – Laboratório de Inovação Tecnológica de Seia, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ainda o próprio projeto CLDS 5G [Des]Envolver Seia. Estão também incluídas no programa Instituições Particulares de Solidariedade Social, parceiras do Conselho Local de Ação Social, designadamente a Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais, a Casa do Povo de Seia, a Fundação Angelina Ferreira Moutinho e o Solar do Mimo que integram a fase piloto que, numa etapa posterior, pretende ser alargado a outras instituições empregadoras públicas, empresas privadas ou ainda do setor social e cooperativo, localizadas no concelho de Seia.

Integrado no Plano de Ação do CLDS 5G [Des]Envolver Seia – Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação – operacionalizado pelo Município de Seia e financiado pelo programa Pessoas 2030, no âmbito do Portugal 2030 – este novo programa aposta na capacitação e valorização dos jovens do concelho.

O Cool Work é uma oportunidade para aprender, explorar vocações e preparar o futuro, de forma prática, consciente e com impacto positivo na comunidade.