
O Pingo Doce lançou a 5.ª edição do programa Bairro Feliz, uma iniciativa que visa apoiar causas locais com impacto positivo nas comunidades onde estão inseridas as lojas da insígnia. A edição deste ano já se encontra em curso e as candidaturas estão abertas até 26 de junho.
Através deste programa, cada loja Pingo Doce irá apoiar uma causa local, escolhida pelos vizinhos, com um valor até 1.000 euros. As ideias podem ser apresentadas por grupos de, no mínimo, cinco vizinhos ou por entidades como associações, IPSS, fundações, cooperativas, entidades públicas ou privadas, entre outras.
As propostas devem enquadrar-se em áreas como Saúde, Bem-estar e Desporto; Apoio Social e Cidadania; Cultura e Lazer; Educação; Ambiente e Apoio Animal. Após o período de candidaturas, um júri composto por 200 especialistas selecionará duas ideias finalistas por loja. A votação decorrerá entre 9 de outubro e 8 de novembro, sendo escolhida a causa mais votada pela comunidade local.
Desde a sua criação, o programa Bairro Feliz já apoiou 1.950 projetos, com um investimento total de cerca de dois milhões de euros por parte do Pingo Doce. Entre as causas financiadas estão a aquisição de equipamentos culturais, materiais lúdicos para escolas, apoio a animais abandonados e atividades físicas para idosos.
A diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, Filipa Pimentel, sublinha que «o Bairro Feliz tem vindo a promover a cidadania ativa e a resposta a necessidades concretas das comunidades», destacando o envolvimento crescente dos vizinhos e das instituições na apresentação de propostas.