
No primeiro trimestre de 2025, Portalegre foi a capital de distrito portuguesa onde os anúncios de arrendamento receberam mais contactos por parte de famílias interessadas, com uma média de 52 contactos por casa, segundo dados do portal idealista.
A análise do idealista/data, que avaliou a procura por habitação em regime de arrendamento nas capitais de distrito, mostra que, apesar de a média nacional de contactos por anúncio ter caído 36% face ao mesmo período de 2024, Portalegre destacou-se com um aumento de 47%, sendo o único distrito do Alentejo a registar um crescimento da procura.
Também Évora registou uma média elevada de contactos por casa (26), apesar de uma quebra de 32% face ao ano anterior. Beja, por sua vez, ficou entre as capitais com menor média de contactos (11), acompanhada por cidades como Porto (12) e Viana do Castelo (12).
A nível nacional, cada casa para arrendar publicada no idealista recebeu, em média, 21 contactos antes de ser retirada. Em 2024, o valor médio era de 33. A quebra no número de contactos poderá estar associada ao aumento da oferta – que subiu 49% no primeiro trimestre de 2025 – e não necessariamente a uma redução da procura, como explicou Ruben Marques, porta-voz do idealista: «Os dados demonstram que a pressão por contactos em anúncios de arrendamento permanece alta, mesmo com a ligeira redução observada. Isso não significa necessariamente uma diminuição na procura por parte das famílias, mas sim um aumento na quantidade de imóveis disponíveis».
No ranking das cidades com mais contactos por anúncio, além de Portalegre, destacam-se Santarém (39), Setúbal (31) e Leiria (27). Já Lisboa, apesar de manter rendas elevadas, viu a média de contactos por anúncio cair para 19, o mesmo valor registado em Viseu.