
A cidade de Elvas recebeu, na passada quinta-feira, os prémios Portugal Travel Awards 2025, num evento que atribuiu dois prémios à região do Alentejo.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, José Santos, atribuiu uma «grande credibilidade» a estes prémios, uma vez que «no meio, são conhecidos como ‘Óscares do Turismo Nacional’».
«É o grande encontro do turismo em Portugal e reúne o mundo do setor nacional, desde a componente institucional às empresas», acrescentou.
Desta forma, sublinhou também que estes prémios «são especiais», devido ao seu carácter de atribuição.
Isto porque «são do trade, ou seja, para além de figuras independentes ligadas ao turismo, tem depois também uma parte do júri que são os assinantes e os subscritores do jornal».
Num ano de 2025 que «tem sido muito bom para as empresas do Alentejo», com «vários prémios e distinções», o presidente realçou que a região «é muito competitiva», nomeadamente «nas categorias do enoturismo e do turismo rural».
«É sinónimo e reflexo da grande criatividade e de grande dinamismo do nosso sector empresarial», acrescentou.
José Santos vincou também que mais de uma década que o evento não era realizado em território alentejano e que a ERT teve «um esforço muito grande» para que se voltasse a realizar-se por cá.
Assim, como parte da organização, o presidente detalhou que «procurámos ter aqui um espetáculo marcante para que todos os convidados sintam a hospitalidade, a cultura, a música e o calor alentejano», sendo este um «dia importante, independentemente de quem ganhe ou não os prémios».