A Câmara de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de amanhã, 14 de julho, uma proposta de protocolo tripartido com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e o Centro de Acolhimento João Paulo II (CAJP2), para assegurar a continuidade e reforço do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) em Coimbra, informa em nota a autarquia.

O protocolo “prevê um apoio financeiro municipal no valor de 25 mil euros”.

A CM de Coimbra vai apoiar o CAJP2 com 25 mil euros, destinados ao financiamento de um recurso humano e despesas essenciais ao funcionamento regular do CLAIM, com efeitos retroativos a janeiro deste ano.

O CLAIM, gerido pelo Centro de Acolhimento João Paulo II desde 2008, “desempenha um papel fundamental no acolhimento, integração e apoio personalizado a migrantes, oferecendo suporte em áreas essenciais como regularização documental, integração social, formação profissional, emprego e acompanhamento psicossocial”, realça o município.

A AIMA assegura ainda o financiamento complementar no valor máximo de cerca de 60 mil euros até 2026, garantindo assim as condições financeiras necessárias à continuidade do serviço.

Este acordo permite à Câmara “continuar a reforçar a inclusão social e a coesão territorial, alinhando-se com as políticas nacionais e europeias e consolidando Coimbra como um município ativo e exemplar na integração de cidadãos migrantes”, diz a concluir.