
Vila Viçosa recebeu, esta quinta-feira, a visita de 40 nómadas digitais de várias nacionalidades.
Numa sessão de esclarecimento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estes trabalhadores do mundo digital foram recebidos pelo presidente e vice-presidente da autarquia, Inácio Esperança e Tiago Salgueiro respetivamente.
Em declarações a’ODigital.pt, o autarca vincou que a localidade foi «chamada» a um projeto do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), onde os nómadas percorrem o país.
Neste caso, a vila foi escolhida porque «ultimamente tem investido na criação de condições para atrair este tipo de pessoas».
No entanto, o presidente destacou que «mais importante do que atrair nómadas digitais, é atrair as ideias que eles trazem e que nos podem dar», uma vez que «o nosso objetivo é ter nómadas digitais que tenham ideias e visões diferentes sobre a realidade e os processos, para que nos possam ajudar a crescer».
«No fundo, criar aqui uma melhoria das condições de vida das pessoas que estão cá e tornarmo-nos mais atrativos para aqueles que poderão eventualmente querer vir», acrescentou o edil.
Na sessão, os nómadas digitais destacaram problemas e propuseram ideias de melhoria, mesmo que sejam problemas «do dia a dia».
«Tem a ver com acessibilidades, tem a ver com transportes, com mobilidade, tem a ver com habitação. Tem a ver com a definição de objetivos para apresentarmos a fim de atrair este tipo de trabalhadores», explicou o autarca.
Ainda assim, Inácio Esperança enfatizou que o município está focado «na criação dessas condições», mesmo confessando que «não as temos todas, mas já temos algumas».
Desta forma, destacou o Espaço Cowork e as vias digitais como forma de atrair este tipo de trabalhadores, mas também «estamos a criar uma incubadora, alargámos o digital, criámos mais acessibilidade à internet», para além de «estarmos num projeto de 5G com a DS Telecom».
«Penso que estamos num bom caminho, embora haja ainda um grande caminho para fazer», realçou o presidente, dizendo ainda que «sem dúvida que estamos muito preparados para receber nómadas digitais».
De seguida, fique com as imagens da sessão.