A União de Freguesias de Casével e Vaqueiros (UFCV) apresentou no sábado, 12 de julho, dois projetos que prometem dinamizar e valorizar o concelho de Santarém. A “Rota das Fontes”, em Casével, e os “Passadiços de Vaqueiros” foram dados a conhecer num evento que contou com a presença de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Miguel Ângelo Tomás, Presidente da UFCV.

De acordo com a autarquia, estes projetos visam promover o território como destino turístico e reforçar a preservação do património local. Para João Teixeira Leite, “a Rota das Fontes é um projeto muito importante para a valorização dos territórios e é uma forma também de promovermos e valorizarmos o Património. Para além da promoção turística do Território, no caso concreto a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros. Uma forma também positiva de registarmos a capacidade da Junta de agarrar em oportunidades de financiamento comunitário. A Câmara Municipal é obviamente parceira e por isso assumiu desde a primeira hora a componente não financiada”.

O autarca destacou ainda que a valorização do património continuará a ser uma prioridade, tanto para as Juntas de Freguesia como para o Município. Sobre os novos passadiços em Vaqueiros, salientou o caráter inovador da intervenção. “Esta zona aqui em Vaqueiros é também a valorização do território, de uma forma inovadora, com a criação de um miradouro em Vaqueiros bastante apelativo. Por isso, felicitamos a Junta de Freguesia pela capacidade inovadora de regenerar o espaço público e de criar melhores condições de vida para a população”, afirmou.

A manhã começou com uma caminhada em Casével, a partir das 10 horas, que percorreu cerca de 7 quilómetros e permitiu conhecer as fontes requalificadas da Comenda, do Canavial, da Várzeas e da Póvoa. Em simultâneo, em Vaqueiros, foram apresentados os Passadiços da Travessa do Lagarto e da Peneireira.

A celebração terminou ao som do Grupo de Cavaquinhos de Casével, que animou os presentes junto à renovada Fonte da Póvoa. Foi um dia de festa e de afirmação do compromisso com o desenvolvimento e promoção do território escalabitano.