
Sara Marques, natural de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, é a mandatária distrital da juventude da candidatura da Aliança Democrática (AD) às eleições legislativas no círculo de Coimbra. Militante da Juventude Popular, Sara expressou, numa publicação nas redes sociais, “um forte compromisso” com a missão que lhe foi confiada.
Atualmente a estudar Comunicação Social no Instituto Politécnico de Coimbra, a ex-presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) sublinha a necessidade de continuidade do governo: “a governação da AD não ficou pelas promessas – atuou. E atuou com coragem. Mas sabemos que ainda há muito por fazer. E essa missão exige continuidade. Exige visão estratégica”.
A jovem de 19 anos salientou ainda a importância de fixar jovens na região e trabalhar pelo desenvolvimento local. “O país não se constrói com partidas constantes. Não se desenvolve com talento desperdiçado. Portugal só terá futuro se os jovens quiserem – e puderem – ficar cá. É por isso que a nossa luta é clara: reter talento, especialmente aqui, no nosso distrito, onde temos um potencial único por explorar”, escreveu.
Sara Marques é assim, a segunda mandatária da juventude distrital da AD proveniente do concelho de Oliveira do Hospital e da freguesia de Lagares da Beira, depois de João Pedro Caseiro ter ocupado esse lugar nas eleições de 2024. No dia 18 de maio de 2025, os portugueses vão às urnas para eleger os deputados à Assembleia da República em eleições legislativas antecipadas que definirão ainda quem formará o próximo governo. No distrito de Coimbra são eleitos 9 dos 230 deputados, sendo que no último ato eleitoral o PS elegeu 4, a AD 3 e o Chega 2.