
Desde as primeiras eleições autárquicas em democracia, realizadas em 1976, seis municípios do Alentejo mantêm-se sob a liderança do mesmo partido político.
De acordo com os dados compilados pela agência Lusa, o Partido Comunista Português (PCP) tem conservado a presidência das câmaras municipais de Avis (Portalegre), Arraiolos (Évora) e Serpa (Beja), sendo estes considerados bastiões comunistas na região. Estas autarquias foram sempre lideradas por executivos comunistas ou por coligações que integraram o PCP, como a APU e a CDU.
No distrito de Portalegre, o Partido Socialista (PS) também tem assegurado, desde 1976, a liderança ininterrupta dos municípios de Gavião e de Campo Maior. Em Gavião, seis autarcas socialistas ocuparam a presidência da câmara nas últimas cinco décadas, enquanto em Campo Maior foram sete.
Estes concelhos alentejanos integram o grupo restrito de 27 autarquias em todo o país onde nunca houve alternância partidária desde o 25 de Abril, cenário que constitui um dado relevante no contexto das eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro de 2025.