
No dia 1 de agosto, a Região de Coimbra marca o início de uma das maiores manifestações de coesão territorial alguma vez realizadas, com o arranque do Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra (SIT Metropolitano), um passo decisivo no caminho para uma mobilidade mais eficiente e atrativa para todos, numa região tão vasta e geograficamente distinta.
Além de preços acessíveis e grandes descontos, este novo serviço promete transformar a mobilidade na região, oferecendo uma experiência de viagem mais confortável, acessível e conectada para todos os utilizadores dos 19 concelhos da região.
Operado pela Busway Coimbra, o SIT Metropolitano chega com uma série de inovações e melhorias significativas:
- Conectividade total: todos os autocarros estão equipados com Wi-Fi gratuito, permitindo que os passageiros se mantenham online durante as suas viagens.
- Frota moderna e renovada: cerca de 80% da frota é nova, garantindo viagens mais seguras, eficientes e ambientalmente conscientes.
- Informação ao passageiro em tempo real: no interior de cada autocarro, os passageiros encontrarão indicadores de destino, facilitando a viagem/deslocação e a identificação do percurso.
- Acessibilidade para todos: a pensar na inclusão, há veículos preparados para pessoas com mobilidade reduzida, assegurando que ninguém é deixado para trás.
- Rede mais abrangente: com mais de 200 linhas, o SIT Metropolitano expande significativamente a cobertura, conectando ainda mais localidades da região, com, entre outros:
– linha nova rápida entre Penela e Coimbra;
– linha nova rápida entre Figueira da Foz- Montemor- o-Velho e Coimbra;
– linha nova rápida entre Mira- Cantanhede e Coimbra;
– mais serviços entre Vila Nova de Poiares e Coimbra, com melhorias significativas de serviços entre os municípios de baixa densidade e a cidade de Coimbra.
- Incentivos para todos, especialmente para jovens: as crianças dos 4 anos aos jovens até aos 23 anos beneficiam de um passe gratuito, um forte incentivo à utilização dos transportes públicos. Além disso, todos os que adquirirem um passe mensal da rede SIT Metropolitano da Região de Coimbra, continuam a ter uma redução de 50% no preço, tornando o transporte público uma opção mais económica e atrativa.
- Planeamento de viagem moderno e simplificado: para maior comodidade, os horários e linhas irão poder ser consultados no Google Maps, permitindo planear viagens do ponto de partida ao ponto de destino de forma rápida e intuitiva.
“Este é um dia histórico para a Região de Coimbra. O arranque do SIT Metropolitano representa um salto qualitativo gigante na mobilidade da nossa região e é o culminar de um trabalho árduo e de um investimento sem precedentes. Queremos oferecer aos nossos cidadãos um serviço de transporte público moderno, eficiente, acessível e conectado, afirma Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
O edil destaca ainda que, com todas as inovações existentes neste sistema, “estamos a democratizar o acesso ao transporte e a incentivar a utilização dos transportes públicos. Estamos a construir um futuro onde a mobilidade é pensada para todos, desde os jovens que agora têm passe gratuito, às pessoas com mobilidade reduzida que veem os seus direitos garantidos. Acreditamos firmemente que o SIT Metropolitano será um pilar fundamental para o desenvolvimento económico e social da Região de Coimbra”.
A CIM Região de Coimbra recorda que, para continuar a utilizar os serviços da nova rede, os utilizadores precisarão de atualizar o seu passe. A partir do dia 17 de julho, será possível efetuar esta atualização em qualquer posto de venda SIT Metropolitano, disponível em todos os municípios da Região.
O lançamento do SIT Metropolitano representa um marco histórico para a Região de Coimbra, reforçando o compromisso com a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Intermodalidade chega em breve
A intermodalidade será uma realidade, em breve, oferecendo à Região de Coimbra a possibilidade de, com um único passe, viajar em todos os sistemas de transporte disponíveis no território (SIT Metropolitano, SMTUC, Metro-Mondego e CP-Comboios de Portugal).
Face aos constrangimentos verificados em alguns operadores da Região de Coimbra, e por forma a não prejudicar o calendário de arranque do SIT Metropolitano, o MOVE-C começará a funcionar assim que os sistemas estejam em pleno funcionamento, com ainda mais descontos e vantagens para o utilizador final.