
O programa Radar Social já se encontra em funcionamento no concelho de Tondela. A equipa é composta por quatro técnicas das áreas da gestão, psicologia, serviço social e educação social.
O projeto resulta de uma candidatura apresentada pelo Município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que recebeu um financiamento superior a 240 mil euros.
O Radar Social irá fazer um levantamento dos problemas de pobreza e exclusão no concelho. Entre outros trabalhos, a equipa implementará um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade e ou risco, encaminhando-as em caso de necessidade para a rede de serviços de atendimento e acompanhamento social ou intervindo diretamente perante emergências sociais.
O programa vai decorrer em duas fases. A primeira consiste na atualização do diagnóstico social e do plano de desenvolvimento social e na construção de um plano de ação.
Já na segunda etapa, a equipa irá para o terreno, avançando com a georreferenciação social do território e com a execução do plano de ação.