
19.25 horas
Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, mobilizava pelas 17:40 quase 230 operacionais e já levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 362, segundo o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
De acordo com fonte do Comando Sub-Regional, o fogo permanece ativo, mas com evolução favorável nas frentes de combate.
“O combate ao incêndio está a evoluir favoravelmente, tanto na cabeça como no flanco direito”, indicou, acrescentando que o flanco esquerdo permanece ativo, com reforço de meios no terreno.
A mesma fonte referiu ainda que a estrada nacional 362 foi cortada ao trânsito para facilitar as operações, mas não há populações em risco, nem habitações afetadas, tendo sido apenas realizadas ações de proteção a alguns palheiros e a uma unidade industrial.
Há registo de um ferido ligeiro, um bombeiro com queimaduras num braço, que foi transportado para o hospital de Santarém, acrescentou.
De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o fogo foi dado às 13:12, em Vale de Caldas.
Pelas 17:40, o incêndio estava a ser combatido por 227 operacionais, apoiados por 72 veículos e um meio aéreo.
18.15 horas
Cerca de cinco horas depois do primeiro alerta, o Comandante Carlos Grazina efetuou ao NS um balanço do incêndio, que desde as 13.15 horas se iniciou em Alcanede.
Um bombeiro sofreu queimaduras de primeiro grau e teve que receber tratamento no Hospital Distrital de Santarém.
Segundo a mesma fonte a população de Vale do Soupo teve que ser evacuada e está reunida para que possa ser evacuada se necessário.
Ao local chegou também a Polícia Judiciária, que investiga agora a ocorrência.
15.25 horas:
O incêndio tem consumido muito mato e floresta, sendo potenciado pela pastagem seca e algum vento.
Pelas 15.25 horas estão no local 145 bombeiros, apoiados por 43 viaturas e 3 meios aéreos.
No local estão meios de diversas corporações da Lezíria do Tejo, Lisboa e Alentejo.
A EN362 continua cortada ao trânsito.
Para já não existe conhecimento de danos em habitações ou anexo agrícolas.

14.45 horas:
O avançar das chamas levou a uma forte mobilização de bombeiros, sendo atualmente 157 os operacionais no terreno, apoiados por 45 viaturas terrestes e dois meios aéreos.
A EN362 mantêm-se cortada.
Para já não existem casas em perigo, havendo somente algumas estruturas agrícolas no caminho do fogo.
14.35 horas
A GNR cortou a Estrada Nacional 362, que liga Santarém a Alcanede, dada a elevada progressão do incêndio.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil estão no local 146 bombeiros, apoiados por 41 viaturas e 2 meios aéreos.
14.08 horas:
São agora mais de 130 bombeiros, apoiados por 2 meios aéreos que estão empenhados no combate ao incêndio que deflagrou em Alcanede, concelho de Santarém.
O alerta para o incêndio foi dado pelas 13.12 horas, e no local estão agora 136 bombeiros, apoiados por 36 viaturas e dois meios aéreos.
O fogo está a destruir uma área de mato e floresta, em Vale das Caldas, e as preocupações para os bombeiros são grandes.
13.50 horas:
Um incêndio, cujo alerta foi dado pelas 13.12 horas, desta terça-feira, 29 de julho, em Vale das Caldas – Alcanede, no concelho de Santarém, está a ser combatido por uma centena de bombeiros, apoiados por um meio aéreo.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estão 98 bombeiros, apoiados por 26 viaturas e um meio aéreo.
As primeiras informações dão conta de que arte mato e floresta.
(Noticia em Atualização)