
A Universidade de Évora vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a José Roquette, empresário com ligação ao Alentejo e fundador da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. A cerimónia está marcada para o dia 20 de maio de 2025, às 15h00, na Sala dos Actos do Colégio do Espírito Santo.
A proposta partiu de um grupo de docentes da academia e foi aceite pela Reitoria da Universidade de Évora como reconhecimento do percurso cívico e empresarial de José Roquette, bem como pela sua colaboração com a instituição e pelo impacto que teve no desenvolvimento da região alentejana.
Segundo a Reitora da Universidade de Évora, o homenageado «distinguindo-se ao serviço dos outros, contribuiu ativamente para o desenvolvimento do Alentejo», destacando-se o seu papel na Herdade do Esporão, considerada uma empresa pioneira na modernização tecnológica da produção vinícola na região. A empresa introduziu estratégias inovadoras de comercialização e teve um papel relevante no posicionamento dos vinhos alentejanos em mercados nacionais e internacionais.
José Roquette colaborou ainda com a Universidade de Évora em projetos de investigação nas áreas da vitivinicultura, olival e azeite, assim como nas áreas da gestão e economia. Foi também um dos principais apoiantes do projeto de Alqueva.
Com um percurso marcado pelo envolvimento cívico, Roquette fundou a SEDES em 1975, assumindo atualmente os cargos de Presidente da Assembleia Geral da associação e presidente do núcleo regional do Alentejo.
Além do seu percurso empresarial e associativo, José Roquette teve ainda ligação ao futebol português, tendo presidido ao Sporting Clube de Portugal em 1996. Durante o seu mandato, promoveu a criação da primeira Sociedade Anónima Desportiva (SAD) no país e foi mentor do novo Estádio José Alvalade e da Academia de Alcochete.