Vieira do Minho está, esta terça-feira, em perigo máximo de incêndio rural. Devido às previsões de temperaturas altas para esta semana, as autoridades decretaram restrições e condicionamentos em áreas florestais.

Esta semana, Portugal está a enfrentar tempo quente e seco. ​Soma-se a isso uma baixa humidade relativa do ar e vento de até 30 km/h que aumentam o risco de incêndios. ​Desta forma, o risco de incêndio rural aumentou, estando entre o ‘Muito Elevado’ a ‘Máximo’.

O concelho de Vieira do Minho está hoje, terça-feira, com um alerta de risco de incêndio ‘Máximo’, descendo para ‘Muito Elevado’ na quarta-feira e voltando para ‘Máximo’ até sexta-feira.

Desta forma, as autoridades aconselham a limitação de atividades em áreas florestais, incluindo eventos e uso de equipamentos recreativos; a exigência de extintores e dispositivos de retenção de faíscas em máquinas motorizadas; e a restrições em trabalhos com equipamentos que possam gerar faíscas ou calor.

Em paralelo, por recomendação do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), aprovada em 28 de julho de 2025, solicita-se às entidades públicas e privadas que dispensem os bombeiros voluntários de suas atividades profissionais entre 28 e 30 de julho de 2025. ​O objetivo é permitir que esses bombeiros integrem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, especialmente em grupos de reforço mobilizados para ocorrências de incêndios. ​A recomendação não se aplica a bombeiros voluntários que trabalham em entidades relacionadas à proteção e socorro. ​ ​