O Município de Vila Viçosa assinou um memorando de entendimento com a Startup Portugal, para reforçar o empreendedorismo regional, durante a SIM Conference 2025, na passada quinta-feira.

Segundo a empresa sem fins lucrativos, estes acordos permitem «que as startups legalmente reconhecidas beneficiem de isenções ou reduções em determinados impostos municipais», criando a possibilidade de «um ambiente mais favorável à inovação e ao crescimento».

António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal, destaca que «a colaboração com os municípios é essencial para atrair e reter talento, estimular o investimento e impulsionar o desenvolvimento económico regional».

Como anteriormente noticiado pel’ODigital.pt, Inácio Esperança, presidente da autarquia, vincou que esta adesão permitirá consolidar o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido pelo município na área do empreendedorismo.

«Temos um espaço de cowork e, brevemente, teremos uma incubadora de empresas. Queremos criar condições para que jovens empreendedores possam desenvolver as suas ideias e transformá-las em negócios sustentáveis, ajudando-os a divulgar os seus produtos e invenções. O objetivo é que possam crescer e tornar-se empresas viáveis, como já acontece noutros pontos do país», afirmou.

Outro dos aspetos destacados é a importância da visibilidade nacional que esta adesão pode trazer para os empreendedores locais.

«A Startup Portugal tem um marketplace com milhões de utilizadores e participantes, o que representa uma enorme oportunidade para os empresários de Vila Viçosa que queiram expandir os seus negócios e atrair clientes», acrescentou Inácio Esperança.

Este memorando foi também celebrado com outros oito municípios, sendo eles Paços de Ferreira, Vila Nova de Famalicão, Esposende, Belmonte, Cadaval, Coruche, Caldas da Rainha e Penela. São agora 31 autarquias parceiras da Startup Portugal por todo o país.