Nos dias 23 e 24 de maio, iniciativa “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” regressa para a 3º edição.

Viseu volta a celebrar o Fado e a memória de Augusto Hilário com a 3ª edição do evento “Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, uma coorganização entre o Município de Viseu e a Junta de Freguesia de Viseu .

A homenagem decorrerá nos próximos dias 23 e 24 de maio, com um programa que envolve concertos e conferências que ilustram a vida e obra de Augusto Hilário.

Durante dois dias, o Mercado 2 de Maio será o palco principal desta celebração, com entrada livre. O Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade, ecoará pelas vozes de artistas que reinterpretam as tradições de Coimbra e Lisboa, incluindo nomes femininos que reforçam a diversidade do género musical.

Visienses, visitantes e turistas são convidados a marcar presença nestas noites que ficarão na memória.

Na noite de sexta-feira, 23 de maio, o protagonismo será dado ao Fado de Coimbra, com atuações dos grupos Tertúlia de Coimbra e Triunviriato, a partir das 21H30.

A entrada é livre e gratuita.

Já no sábado, dia 24, pela mesma hora, o Fado de Lisboa será celebrado pelas vozes de Patrícia Costa, Mia Moura, Cristina de Sousa, Carla Cortez, Gabriel Carlos e Jorge Novo, acompanhados por Miguel Martins na Guitarra Portuguesa, Gabriel Carlos também na Viola de Fado e Rafael Carvalho no Baixo Acústico.

Destaque ainda para o II Colóquio, que terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Viseu, pelas 15 horas, com as conferências “O último acorde de Augusto Hilário: Vida breve, Memória Eterna”, por João Ferreira da Fonseca, “A atividade artística de Augusto Hilário”, por Adamo Caetano, e “Hilário: Poeta e Cantor, distinto pioneiro do culto da Canção de Coimbra”, por Murta Rebelo.

A entrada nos vários momentos é gratuita, estando apenas limitada à capacidade dos espaços.

Consulte o programa completo em www.visitviseu.pt.