Em noite de vento e chuva forte, o incêndio que deflagrou na terça-feira à noite e destruiu o restaurante Casa Reîa, na praia Cabana do Pescador, na Costa da Caparica, foi dado como dominado às 00h10. Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Maximino Viegas, o fogo está agora em fase de rescaldo: "Os meios vão estar empenhados até não haver chama ativa, depois decorrerá a remoção dos destroços", referindo que estavam no local 48 operacionais, apoiados por 17 viaturas. O alerta de incêndio foi dado pelas 22h25 e a localização, no areal, dificultou o acesso. Questionado pelos jornalistas se o incêndio teve início devido à trovoada, o comandante dos bombeiros destacou que compete às entidades, nomeadamente a Polícia Marítima, realizar a respetiva investigação. No momento do incêndio não estariam pessoas, nem funcionários no restaurante.

Casa Rêia, na Costa da Caparica
Casa Rêia, na Costa da Caparica Expresso

A Casa Reîa integra o ReîaCollective, um projeto liderado pelo empresário francês Sacha Gielbaum que, depois da Costa da Caparica, se expandiu para Lisboa com a abertura dos restaurantes Black Trumpet e Fado No Conto.

É possível perceber a destruição do restaurante Casa Reîa causada pelo fogo através da livecam da Playocean.net

Pode ver AQUI, a reportagem da SIC Notícias sobre o incêndio no restarante, que pode ter sido causado por um relâmpago.

Casa Rêia, na Costa da Caparica
Casa Rêia, na Costa da Caparica Expresso

Mais do que um restaurante de praia
Inaugurado no verão de 2022, a Casa Reîa transformou-se rapidamente num dos mais famosos restaurantes e bares de praia da Costa da Caparica. “Cozinha ligada ao mar, elaborada com ingredientes frescos e locais, música ao vivo, poesia e workshops para deixar fluir as energias e abrir o espírito. Neste verão tudo acontece na praia da Cabana do Pescador, no novo clube Casa Reîa”, podia ler-se nas páginas do Boa Cama Boa Mesa. Mais do que um restaurante, o espaço funcionava como bar de praia e loja e promovia diversas atividades de bem-estar, entre sessões de yoga e aulas de surf, bem como animação com DJ.

Edificado quase na totalidade em madeira, a Casa Reîa apresentava um estilo boho e podia acomodar até cerca de 300 pessoas, entre salas interiores, esplanada e mesas na areia. “Deixe-se ficar, assista ao pôr-do-sol, relaxe ao som da música, petisque com um pé na areia e dance na Casa Reîa”, assim terminava a reportagem publicada em julho de 2022 sobre este projeto que tinha como objetivo oferecer uma abordagem holística da hospitalidade.

Casa Reîa
Casa Reîa Renato Val

Nascido das cinzas
Recorde-se que o projeto Casa Reîa surge depois de, em 2021, o Yamba, o clube de praia holístico, classificado no Top 10 Beach Clubs in the World pela Condé Nast Traveler (2019-2022), situado na praia da Bolina, ter ficado destruído devido a um incêndio. Foi neste contexto que a Casa Reîa representou, em nova localização, o ressuscitar da fénix, sendo também um projeto idealizado pelo fundador da Astral, Sacha Gielbaum, neste caso em parceria com o amigo Emil Stefkov, fundador The Group NYC.

Depois de no último verão ter inaugurado a Cabana na Reia, um espaço descontraído, em estilo chiringuito, a temporada de inverno tinha como grande novidade a criação de Longevity Hub, anunciado como “um refúgio do dia a dia frenético no qual serão disponibilizadas várias atividades e experiências com foco em wellness, incluindo aulas de movimento, cold plunge, sauna aquecida a lenha, duches quentes e uma nova carta de pequeno-almoço com ingredientes frescos da época”. Em paralelo, o interior do restaurante funcionava um espaço de coworking, junto à lareira e “com ligação à Internet da Starlink”.

Casa Rêia, na Costa da Caparica
Casa Rêia, na Costa da Caparica Expresso

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram