Todas as notícias têm uma história. O SAPO 24 analisa e explica as notícias mais relevantes - desde o que se passa no país até à sua localidade, sem esquecer o que está a marcar a atualidade internacional.
Nenhum governo "pode parar a revolução da energia limpa", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, esta quarta-feira, no final de uma cimeira virtual sobre o clima, enquanto os Estados Unidos voltam a priorizar as energias fósseis.
Os professores que no próximo ano letivo iniciem funções nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) vão receber mais apoios que os atuais e os que já lecionam e continuem nestas escolas receberão uma compensação, anunciou hoje o Governo.
O antigo Presidente da República Cavaco Silva lembrou hoje que, em 1980, os ataques à pessoa do então primeiro-ministro Sá Carneiro produziram “efeitos contrários” aos pretendidos pela oposição, num aparente paralelismo com a atualidade sem nunca referir Luís Montenegro.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, admitiu hoje que o nível atual de tarifas entre o país e a China não é sustentável, tendo referido que o Governo americano não apresentou nenhuma proposta unilateral de redução a Pequim.
O líder do PSD e recandidato a primeiro-ministro disse hoje estar convencido de que a AD vai ter "uma maioria maior" nas eleições de 18 de maio, afirmando-se descendente da cultura política de Francisco Sá Carneiro e Aníbal Cavaco Silva.
O luto no Vaticano dedicado a Francisco, o tradicional período conhecido como "novendiales" após a morte de um papa, começa no sábado e termina em 04 de maio, antecedendo o conclave do Colégio Cardinalício.
Harvey Weinstein, cuja queda deu início ao movimento #MeToo em 2017, "nunca aceitou um não como resposta" das suas vítimas, disse a Procuradoria esta quarta-feira no novo julgamento do caso de agressão e violação do outrora poderoso produtor de cinema.
A Câmara de Castro Marim reforçou os apoios atribuídos no âmbito da Ação Social, criando um programa de benefícios fiscais e apoios à família, habitação, saúde, educação ou natalidade, que abrange todos os agregados, disse a vice-presidente.
A Câmara da Sertã, no distrito de Castelo Branco, manifestou hoje a sua total oposição à implementação do projeto da central fotovoltaica flutuante na albufeira do Cabril, cujo período de consulta pública terminou na quinta-feira.
O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) consignou hoje, nas Caldas da Rainha, duas empreitadas para residências de estudantes, parte de um investimento de 31 milhões de euros em 13 edifícios para alojamento de alunos em quatro cidades do distrito.
A Câmara de Lisboa expressou hoje profundo pesar pela morte do coronel Carlos Matos Gomes, lembrando o capitão do 25 de Abril de 1974 como “defensor intrépido da República, da democracia e da liberdade”.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, considerou hoje que "não faz sentido" que o Governo entenda "gastar mais dinheiro em armas", isento das regras do défice, num país "com tantas necessidades de investimento".
O vogal do conselho de administração do hospital de Ponta Delgada José Barreto Carvalho denunciou hoje "irregularidades" na gestão da instituição, como a “adulteração” de atas, mas a ex-presidente Manuela Gomes de Menezes disse que são acusações “totalmente falsas”.
Um homem com 35 anos foi detido na Madeira na posse de 150 gramas de cocaína, suficientes para mais de 1.000 doses individuais, e 22 mil euros, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
O ministro da Presidência esclareceu hoje que este ano “mudou o critério de contabilização” dos operacionais envolvidos no combate aos incêndios rurais, passando o dispositivo a contar apenas com os elementos que “estão efetivamente disponíveis”.
A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou hoje que vai pôr à venda, por 24 milhões de euros, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Gaia, junto à futura Linha Rubi do Metro do Porto.
A desnutrição crónica afeta quatro em cada dez crianças angolanas com menos de cinco anos, uma das mais elevadas taxas a nível mundial, segundo o relatório de 2024 do Programa Alimentar Mundial (PAM).
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que é preciso garantir que nasçam menos bebés em ambulâncias, mas afirmou que sempre houve situações semelhantes.
O Presidente dos Estados Unidos criticou as declarações do homólogo da Ucrânia, nas quais negou reconhecer a soberania russa na Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, avisou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) de que se estão a desviar de sua missão original e que a ajuda americana não será incondicional.
Depois da presença em várias Jornadas Mundiais da Juventude e de palavras de proximidade, o que fica do pontificado do Papa Francisco na vida dos jovens? D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, lembra que o futuro vai ser feito de "novos horizontes, novas perspectivas" — mas sem esquecer as raízes.
O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, manifestou hoje interesse no cargo de secretário-geral da ONU em 2027, em substituição do português António Guterres.
A Câmara Municipal de Lisboa vai homenagear, a título póstumo, na sexta-feira, dia em que se assinala o 51.º aniversário do 25 de Abril, Celeste Caeiro, a mulher que tornou o cravo símbolo da revolução.
O ministro da Presidência criticou hoje a difusão de “mensagens de ódio” de movimentos anti-imigração num protesto junto à AIMA, no Porto, e garantiu que Governo ouve as preocupações dos imigrantes, mas sem “cair num dos extremos”.