Planear a floresta, para não ter de apagar o fogo
O busílis da questão está no “planear”, coisa que não abunda cá pelo burgo. Eis a Dose Diária de hoje, 36 anos depois de Rosa Mota conquistar o ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Seul.
Todos os anos se fala em prevenir os incêndios (para não ter de os apagar, em desespero), mas todos os anos o assunto fica esquecido até à temporada de fogos seguinte. Não se reduz dramaticamente o flagelo e sobra apenas o drama.
Em Marte – ou antes, na Terra, mas projetando para Marte – o visionário Elon Musk anunciou alterações ao calendário das missões que pretende enviar ao planeta vermelho nos próximos dois anos. É tomar nota, se faz favor.
De volta ao planeta azul, o José Couto Nogueira pega nas recentes notícias da utilização de ‘gadgets’ de comunicação como armas (e, na verdade, são) e traça um paralelismo com outros armamentos que a criatividade humana se lembrou de inventar.
O que resultará da junção da criatividade humana (Jony Ive, ex-chefe do design da Apple) com o poder de cálculo da Inteligência Artificial? Nem Deus sabe, mas vale a pena ficar à espera para ver o que dali sai.
Oito anos após o referendo que levou ao Brexit, e quase quatro sobre a saída efetiva da UE, como está a situação no Reino Unido? Valeu a pena? E a relação com Bruxelas, avança ou nem por isso?
Aqui ao lado, o PM Pedro Sánchez quer combater a desinformação e as mentiras nas notícias. É louvável. Só que isso, inevitavelmente, limita a ação da imprensa. Quem o diz é o ex-director adjunto do ‘El País’, jornal desde sempre alinhado com o PSOE.
De volta ao Retângulo, a cena que parece mais um arrufo de namorados pode chegar ao fim no fim (há aqui eco?) desta semana: o PM e o líder do maior partido da oposição reúnem-se sexta-feira para tentarem acertar os pormenores do OE 2025.
Hoje há novo episódio de ‘Popcorner’, o podcast de cultura pop do SAPO Mag. E no primeiro dia útil do outono 2024, quais são os filmes e séries que não se pode perder?
Por falar em outono, a partir de amanhã o tempo vai piorar. Obrigadinho, já se tinha percebido. Mas vai piorar ainda mais, com especial ênfase na quarta e quinta-feiras, dias em que o IPMA avisa: vem aí chuva e da forte.
Do lado da bola, alguém consegue parar o Sporting? Seis vitórias em seis jornadas do nacional, 22 golos marcados e apenas dois sofridos, com o sueco Gyökeres a confirmar-se como o MVP de todo(s) o(s) campeonato(s) – sim, os de lá de fora também.
Até amanhã em mais uma Dose Diária.