
Faleceu, aos 56 anos de idade, o empresário madeirense José Alberto Cardoso, vítima de doença prolongada. A notícia foi recebida com consternação esta manhã na ACIF, associação empresarial da qual era associado e ex-dirigente ao longo de vários anos.
Numa manhã que seria dedicada à tomada de posse da Mesa de Hotelaria, precisamente o sector a que o falecido dedicou anos da sua vida, acabou por servir para uma homenagem, com declaração do presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira.
"Foi uma notícia muito triste", começou por referir António Jardim Fernandes. "Já sabíamos que o José Alberto Cardoso estava com um problema de saúde, mas foi tudo tão rápido que ficamos em choque e apanhou-nos de surpresa", disse, ainda consternado e incrédulo.
"O José Alberto Cardoso foi sempre um exemplo, um exemplo na sua forma de estar em relação a tudo e a todos, foi um exemplo para todos nós. Colaborou sempre de uma forma gratuita, quer com a ACIF, onde se calhar já há mais de 20 anos ele teve várias vezes em mandatos da Mesa da Hotelaria, foi vice-presidente da direção. Teve também na AP, na Associação de Promoção, através da representação da ACIF", resumiu.
Para António Jardim Fernandes essa passagem na AP Madeira aconteceu, "numa altura difícil, quando esta não tinha um director executivo, ele assumiu essa função enquanto não se encontrou um director. Dedicou-se com total empenho, sempre de uma forma gratuita", reforça. "É um exemplo e, pronto, estamos obviamente consternados com esta notícia".
José Alberto Cardoso, que completaria 57 anos dentro de menos de um mês, nasceu no Funchal e liderou o Grupo Cardoso. Nos últimos anos, dedicou-se ao projecto PlenoHotel, negócio de fornecimento de equipamentos de hotelaria, alojamento local, restauração e bar e também para habitação privada, além de consultoria e gestão de negócios na área d turismo.
"Era uma pessoa que ainda tinha muito a dar, mas acho que devemos relembrar o que de bom, a atitude e a sua forma de viver e de estar, que é um exemplo para todos. Fica um legado e fica um exemplo de como se deve estar na vida", conclui.