
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebe, hoje, às 11h30, em audiência, na Quinta Vigia, o Comandante da Zona Militar da Madeira, o Major-General Manuel Pedro.
Este é o assunto em destaque na agenda desta segunda-feira, mas há mais:
10h00: Sancho Gomes entrega diplomas a formandos do Curso de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirenses, na Reitoria da Universidade da Madeira;
10h00 às 12h00: Grupo Madeira Quality Care - apresenta a iniciativa 'Balões do Cuidado', como forma de homenagem aos avós e de sensibilização para a importância do cuidado à população sénior, na ruas do Funchal;
10h00: José Manuel Rodrigues visita a empresa Nearsoft, na Rua do Comboio;
10h30: Ireneu Cabral Barreto recebe para cumprimentos de despedida o Comandante da Zona Militar da Madeira, Major-General Jorge Pedro, no Palácio de São Lourenço;
10h30: Conferência de Imprensa do PS, no Jardim da Graça, próximo da Casa da Música - Machico:
11h30: Acção política do JPP, na Sala Imprensa da ALRAM;
12h00: 'Conversas de Rali' sob a temática 'As diferentes funções e elementos no desenrolar do Rali', no Plaza Madeira;
15h00: Conferência de imprensa da Câmara Municipal do Funchal com o vice-presidente, Bruno Pereira, no âmbito da apresentação das alterações rodoviárias na cidade do Funchal para os dias do Rali da Madeira, no Salão Nobre da CMF;
16h00: Nuno Maciel estará na apresentação de um mural em homenagem à Bordadeira de Casa. Esta é uma iniciativa do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em estreita colaboração com as Bordadeiras de Casa, que decorre na Rua dos Ferreiros;
16h45: Nuno Maciel estará na Gesba, em São Martinho, juntamente com Gérard Bally, delegado e fundador do EURODOM e membro da Associação de Produtores Europeus de Banana;
17h00: Rubina Leal reúne-se com conselheiros da diáspora madeirense, na ALRAM;
17h30: Rubina Leal visita instalação artística, com Bordado da Madeira, da autoria do IVBAM, na Capela de Santo António da Mouraria;
18h00: Primeiro treino do Marítimo da Madeira Andebol SAD, no Pavilhão do Marítimo;
18h00: Apresentação pública da obra 'Família Ferreira' pelo Cônsul da África do Sul Gonçalo Nuno, no Salão Nobre da C.M. de Machico;
22h15: Início dos reconhecimentos no âmbito do Rali da Madeira.
Principais acontecimentos registados no dia 28 de Julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza e Dia Mundial da Hepatite:
1446 -- É concluído o projecto das Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português, durante a regência do Infante D. Pedro por João Mendes e de Rui Fernandes.
1750 -- Morre, aos 65 anos, o compositor, cravista, organista e especialista em construção de órgãos alemão Johann Sebastian Bach. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.1794 - Os revolucionários franceses Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.
1887 -- Nasce o artista plástico francês Henri-Robert-Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas "ready made", revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela "Nu Descendo uma Escada II".1903 -- Greves operárias no Porto acentuam o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e estendem-se a outros setores.1909 -- Nasce o escritor inglês Clarence Malcolm Lowry, autor de "Ultramarina", "Barco de Outubro para Gabriola", "Escuro como o Túmulo onde Jaz o Meu Amigo" e "Debaixo do Vulcão".1914 -- Grande Guerra 1914-1919. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.1927 -- Nasce o poeta norte-americano John Lawrence Ashbery, autor de "Auto-retrato em um Espelho Convexo" (1975), Prémio Pulitzer, prémio do Livro e da Crítica.
1936 -- Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazi de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.1940 -- II Guerra Mundial. Forças britânicas repelem o ataque nazi à Ilha de Malta, no Mediterrâneo.1945 - Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.
1951 -- As Nações Unidas aprovam, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados. Portugal pede a adesão à Convenção após o 25 de Abril de 1974, entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em Julho de 1976.
1952 -- Os velejadores Joaquim Fiúza e Francisco de Andrade conquistam a medalha de bronze, na Classe Star, nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, na Finlândia.
1965 - Edward Heath é eleito dirigente do Partido Conservador britânico, substituindo Alec Douglas-Home.
1977 -- A Espanha candidata-se à adesão à Comunidade Económica Europeia.1982 -- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos cancela os fundos destinados a desenvolver, testar ou operacionalizar quaisquer armas nucleares que colidam com os acordos de SALT I e SALT II.
1984 - Começam, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna.
1986 -- Três guardas prisionais são abatidos a tiro numa fuga sangrenta da cadeia de Pinheiro da Cruz, em Grândola. Cinco reclusos, entre os quais Faustino Cavaco, fogem após arrombarem o armeiro.1996 -- Morre, aos 92 anos, Gabriel Dussurget, fundador e director artístico do Festival Internacional de Aix-en-Provence, França.1999 -- O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, confirma a realização de um referendo sobre a autodeterminação de Timor-Leste a 30 de agosto.2002 -- Terminam os III Campeonatos Mundiais de Atletismo para Deficientes em Lille, França. Portugal conquista 12 medalhas.- O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence em Paris, pelo quarto ano consecutivo, a Volta à França em Bicicleta.
2004 -- Os observadores da União Africana fazem a denúncia oficial do genocídio na região sudanesa de Darfur.
- Morre, aos 88 anos, Francis Crick, cientista britânico, Prémio Nobel da Medicina em 1962, membro da equipa que co-descobriu e identificou a estrutura em hélice dupla do ADN.
2005 - O Parlamento aprova o projeto de limitação de mandatos dos autarcas, aplicado nas autárquicas de 2009 e com efeitos práticos a partir de 2013.
2006 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga o decreto-lei que cria a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Coleção Berardo.
- O governo de Angola aprova o memorando de entendimento para a Paz e Reconciliação em Cabinda (norte), a assinar em Namibe, litoral-sul, entre o executivo angolano e o Fórum Cabindês para o Diálogo.
- O coordenador dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (ONU), Jan Egeland, apela a uma trégua de 72 horas entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah para retirar feridos e levar alimentos e medicamentos para a zona do conflito.
2010 - Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiro despenha-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro.
- A atleta Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros, em Barcelona, Espanha.
- O conselho de administração da Portugal Telecom (PT) chega a acordo com a Telefónica para a compra da Vivo. Decide ainda manter a presença no mercado brasileiro com a entrada no capital na operadora Oi com uma participação de 22,4 por cento. A PT terá ainda uma participação na gestão da Telemar Participações e das subsidiárias, nomeando dois administradores.
2011 -- O Governo aprova uma deliberação que fixa tetos globais para a despesa pública e uma proposta de orçamento retificativo para 2011.
- Morre, aos 67 anos, Abdel Fattah-Younes, chefe militar dos rebeldes da Líbia.
2013 - O atleta Hélder Gomes conquista a medalha de bronze na categoria -80kg de taekwondo dos Jogos Surdolímpicos Sófia2013, Bulgária, repetindo o feito conseguido há quatro anos em Taipé.
- Morre, aos 96 anos, Fernando Martins, presidente do Benfica entre 1981 e 1987.
- Morre, aos 80 anos, Eileen Brennan, atriz norte-americana que foi candidata ao óscar de melhor atriz em 1981 pela participação na comédia "As Loucuras de uma Recruta" ("Private Benjamin", 1980).
2014 -- Morre, aos 93 anos, o norte-americano Theodore van Kirk, último membro da equipa de pilotagem do Enola Gay, um bombardeiro B-29. O avião largou a primeira bomba nuclear, apelidada "Little Boy", (Pequeno Rapaz, em português) sobre Hiroshima, a 06 de agosto de 1945.
2015 - A Polícia Federal do Brasil prende o ex-presidente da Eletronuclear - empresa brasileira para operação de centrais termonucleares, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, no âmbito do processo Lava Jato.
2016 -- A equipa de futebol do Arouca estreia-se nas competições europeias de clubes, ao entrar na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, na Holanda, frente ao também estreante Heracles Lamelo.
2019 -- Morre, aos 98 anos, a atriz brasileira Ruth de Souza, a primeira negra a protagonizar uma novela e a primeira brasileira indicada para um prémio internacional de cinema.
2020 - Os clubes reunidos na Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovam a criação de um 'play-off' que pode ditar a subida de três equipas à I Liga, na próxima época.
- Morre, aos 99 anos, Eugénio Eleutério, atleta olímpico do Belenenses e do Benfica, competiu nos Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952, nos 200 metros e 4x100.
2021 - O Tribunal de Cassação de Paris recusa o recurso do vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, condenando-o a uma pena suspensa de três anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 30 milhões de euros.
- A norte-americana Katie Ledecky converte-se na primeira campeã olímpica dos 1.500 metros, distância em estreia nos Jogos de Tóquio2020, Japão.
- Os Estados Unidos, no setor feminino, e a Letónia, no masculino, conquistam os primeiros títulos olímpicos de basquetebol 3x3, modalidade em estreia no programa dos Jogos em Tóquio2020, Japão.
2023 -- O coronel nigerino Amadou Abdourahmane, numa comunicação ao país via televisão lê a "Ordem 2023-01 de 28 de julho", a primeira emitida pela junta golpista, com cinco artigos, o primeiro dos quais suspende a Constituição de 25 de novembro de 2010 e dissolve as instituições, ao mesmo tempo que anuncia que estão a exercer "todos os poderes legislativos e executivos" até ao "regresso à ordem constitucional normal".
- O Hospital D. Estefânia, em Lisboa, realiza uma cirurgia, liderada pela equipa do cirurgião pediatra Rui Alves, rara "de enorme complexidade e risco" de separação de gémeas siamesas com quatro anos, unidas pela zona do abdómen e região pélvica, e que "foi um êxito".
2024 - O Presidente russo, Vladimir Putin, ameaça reiniciar a produção de armas nucleares de alcance intermédio se os Estados Unidos confirmarem a intenção de instalar mísseis na Alemanha ou em qualquer outro ponto da Europa, "Se os Estados Unidos implementarem esses planos, considerar-nos-emos livres da moratória unilateral anteriormente adotada sobre a implementação de capacidades de ataque de médio e curto alcance".
- Morre, aos 88 anos, Joana de Barros Baptista, professora no ensino secundário e superior, esteve diretamente envolvida na criação do primeiro mecanismo oficial para a igualdade entre mulheres e homens em Portugal, o Decreto-Lei 485/77, que lançava as bases para a Comissão da Condição Feminina (mais tarde Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e hoje Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género). Em 1997, foi alta-comissária para Igualdade e a Família.
Este é o ducentésimo décimo dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: "Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso" - Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês