
A Aston Martin revelou o novo Vantage S, o topo de gama do desportivo da marca britânica com motor dianteiro. Esta versão mais potente do Vantage foi bastante aprimorada, a começar no motor V8 biturbo, fabricado pela AMG, que passou a debitar uma potência de 680 cv, face aos 656 cv do modelo ‘normal’, apesar do binário máximo não ter sofrido alterações mantendo-se nos 800 Nm.

A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma transmissão automática ZF de oito relações, permitindo que o Vantage S acelere de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, e alcance uma velocidade máxima de 325 km/h.
Melhorando ainda mais o envolvimento do condutor, e a sensação de performance, os engenheiros da Aston Martin continuaram a aperfeiçoar e a calibrar o peso e a resposta do pedal do acelerador, de acordo com as caraterísticas “S”. Ao oferecer uma resistência adaptada a um mapeamento específico para o “S” do acelerador drive-by-wire, e ajustado a cada um dos modos de condução, o VantageS promete proporcionar uma sensação ainda maior de ligação, com todos os controlos a funcionarem em harmonia.
Para além do motor, os engenheiros da Aston Martin aprimoraram o chassis do Vantage S, com alterações ao nível dos amortecedores adaptativos Bilstein DTX para melhorar a sensibilidade e a resposta na dianteira. Além disso, alterações nas molas traseiras ajudam a melhorar a compressão e o retorno, aumentando a qualidade da condução a baixa velocidade.

Por seu lado o subchassi traseiro foi montado diretamente na carroçaria, o que seguindo a Aston Martin, permite um comportamento mais preciso da direção.
A nível aerodinâmico, a marca britânica dotou o Vantage S de uma aparência mais agressiva, com destaque para as lâminas centrais no capot, um spoiler na traseira que incrementa a downforce traseira em 44kg à velocidade máxima, contribuindo significativamente para os 111kg de downforce total à velocidade máxima. O novo spoiler foi utilizado para apurar a aerodinâmica do VantageS, aumentando a estabilidade, e assegurando que o equilíbrio global da downforce é direcionado para a dianteira, de modo a gerar uma resposta excecional na inserção na trajetória, e a manter um elevado nível de aderência em curva. Outras atualizações no fundo da carroçaria permitem obter os 67kg adicionais de downforce à velocidade máxima, incluindo um novo defletor de ar dianteiro, e aletas de efeito Venturi dianteiras.
O VantageS também pode ser equipado com jantes de 21” com raios em Y em Satin Black com grafismo vermelho, continuando a associar os detalhes em vermelho, sinónimos da marca “S”, elegantemente combinados com pinças de travão pintadas num contrastante tom de bronze.

Já no habitáculo, destaque para detalhes em fibra de carbono e Alcantara, emblemas S nos bancos e apontamentos em vermelho ou prateado para o seletor dos modos de condução. No entanto, o interior é totalmente personalizável, o mesmo é dizer que o cliente pode escolher um acabamento que torne ainda mais especial este Vantage S.
Já se sabe que o Vantage S vai realizar a sua estreia mundial no Festival de Goodwood, que terá lugar de 10 a 13 de julho no Reino Unido, e que as primeiras entregas do novo desportivo da Aston Martin estão previstas para o quarto trimestre de 2025.
