
A Mattel, empresa fabricante de brinquedos, acaba de lançar um novo modelo da boneca Barbie, em que esta é portadora de diabetes tipo 1.
O objetivo é, de acordo com a marca, que as crianças com diabetes possam identificar-se com a Barbie, promovendo assim um maior sentimento de inclusão.
A boneca surge com um dispositivo de medição de glicose e o respetivo sensor no braço, ambos cor-de-rosa.
Também a roupa usada por este modelo da Barbie tem um significado: o vestido com bolas azuis remete para o símbolo de consciencialização da doença.
Foram ainda lançadas duas outras bonecas exclusivas, para homenagear mulheres portadora de diabetes tipo 1: a modelo Lila Moss e a instrutora de fitness Robin Arzón.
Para colocar estas bonecas nas prateleiras respeitando a identidade das pessoas com diabetes, foi feita uma parceria com a Breakthrough T1D, organização mundial de investigação e defesa dos doentes com diabetes tipo 1, que ajudou a garantir que o design da Barbie capturava a realidade da comunidade diabética.
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica que faz com que o pâncreas tenha dificuldade em produzir insulina, levando à acumulação de glicose no sangue. Uma em cada 10 pessoas no mundo vive com diabetes, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.
Antes do lançamento desta Barbie com diabetes, a marca tinha também já lançado um modelo de Barbie cega, outra com aparelhos auditivos e também uma Barbie com Síndrome de Down.