Estão a aumentar os casos de burlas nas estradas com simulação de acidentes em que é exigido o pagamento dos estragos no local. A maioria das vítimas são idosos.

Ainda esta semana,em Lisboa - nas freguesias de Benfica, Alvalade e Belém -, mas também na zonaCentro do país, foram múltiplas as queixas partilhadas nas redes sociais. Muitos dos casos não são denunciados às autoridades devido à falta de provas ou até por receio ou vergonha.

Os burlões simulam acidentes de viação apenas para fazer com que as vítimas - por norma, idosos que não estejam acompanhados - paguem alegados danos que tenham provocado. Normalmente, até acompanham as vítimas ao multibanco, para forçar o levantamento do dinheiro. Os valores exigidos chegam a milhares de euros.

Os últimos dados da GNR e da PSP mostram que este tipo de burla, ainda recente e por avaliar, tem aumentado no país, sobretudo nos distritos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Santarém.

Em 2024, registaram-se 34 denúncias e cerca de 43 ocorrências suspeitas. As autoridades aconselham as vítimas a manterem a calma, não cederem à pressão e chamarem a polícia ao local. Apelam ainda às vítimas ou até testemunhas que denunciem, nem que seja as características da viatura.