Ao vivo na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, numa atmosfera intimista que contou com a intervenção do público, Georgina Angélica e Paula Cardoso receberam como convidadas a jornalista Catarina Marques Rodrigues e a multifacetada artista Selma Uamusse, para uma conversa sob o tema “Abrir espaço para o inesperado”.

Neste episódio especial d’ O Tal Podcast, as anfitriãs inauguram um ciclo de encontros que pretende aproximar podcasters e públicos, a partir de conversas sobre o que nos une, afasta e mobiliza a escutar, falar e agir.

A proposta juntou, no passado dia 22 de junho, Catarina Marques Rodrigues, autora do podcast “Dona da Casa”, que integra a programação da Antena 3, e Selma Uamusse, uma das apresentadoras do “Cinco à Quinta”, formato apresentado na Antena 1.

Desafiadas por Georgina Angélica e Paula Cardoso a “Abrir espaço para o inesperado”, Catarina e Selma partilharam o seu compromisso com a construção de um mundo mais inclusivo, a partir do diálogo.

Nuno Fox

“Precisamos de parar de achar que somos donos da razão, e escutarmos mais”, sugere a cantora, autora, compositora e performer, acrescentando que “num tempo em que queremos muito ter um espaço de fala, a escuta ensina-nos muito”.

Mas, até que ponto temos a capacidade de cultivar o silêncio num mundo em que o ruído ganha cada vez mais palco?

Catarina lembra que há um lugar de autoproteção quando, conscientemente, escolhemos não dizer nada. “O silêncio também te leva à tranquilidade de sentires que não tens que começar uma guerra de cada vez que te sentes injustiçada, ou que te sentes vista com um olhar que não é correto”.

Entre o que se cala e se diz, Selma lembra a importância de abrir caminho para novos encontros.

“Como é que chego ao outro? Através do amor. E isso tem que ser aquilo que me tira o medo de falar com uma pessoa que votou no Chega, com uma pessoa diferente de mim. Onde há amor não há medo".

Talvez more aí, nessa ausência de amor, a explicação para as barreiras que erguemos à nossa volta.

“O medo é a raiz de muitos dos nossos problemas. O medo de perdermos poder, de não sermos importantes, de os outros nos virem substituir, de não sermos aquilo que poderíamos ser, por causa dos outros e do sistema que outros criaram, o medo de tudo, e de nós próprios”

Nuno Fox

Aqui enterrados e assim aterrados, como escapar?

Selma troca os cultos de personalidade pelo cultivar de comunidades. “Mudo de casa, e a primeira coisa que faço é tocar à campainha [dos vizinhos] e dizer: olá, eu sou a Selma, este é o meu marido, estas são as minhas filhas, se precisarem de alguma coisa, nós estamos cá. Eu vou precisar de vocês”.

Nuno Fox

Na disponibilidade para o outro, percebemos, se calhar, que o património humano que nos liga é muito maior do que as perceções desumanas que nos afastam.

“O real problema não são os ciganos ou as pessoas trans, é uma narrativa para nos pôr em guerra, e ver o outro como o nosso inimigo”, nota Catarina, enquanto Selma acrescenta: “Precisamos voltar a esta cena super futurista que é estarmos juntos, uns com os outros”.

O Tal Podcast quer continuar a abrir esse espaço, por isso no próximo dia 28 de setembro regressa à Fábrica Braço de Prata, com a gravação ao vivo de um novo episódio.

Até lá, pode ouvir aqui a conversa de Georgina Angélica e Paula Cardoso com Catarina Marques Rodrigues e Selma Uamusse.

Nuno Fox

O Tal Podcast é um podcast semanal dedicado às relações interpessoais e aos afectos humanos. Através de conversas profundas com convidados notáveis, o podcast revela uma narrativa original e abre as portas a uma comunidade internacional de reflexão e de interesse.

Pioneiro na cultura negra e afro-descendente em Portugal, é um espaço onde cabem todas as vidas, emocionalmente ligadas por experiências de provação e histórias de humanização.

Em longas conversas sem guião, Georgina Angélica e Paula Cardoso apresentam convidados especiais, em novos episódios, todas as quintas-feiras nos sites do Expresso, SIC e SIC Notícias ou qualquer plataforma de podcasts.

Tiago Pereira Santos com Nuno Fox

Georgina Angélica é especialista em Educação e Intervenção Social. Atua como educadora, formadora e palestrante, com mais de 20 anos de experiência em Portugal, Inglaterra e Angola.

Paula Cardoso é fundadora da rede Afrolink e autora da série de livros infantis ‘Força Africana’. É ainda apresentadora do programa de TV "Rumos" , transmitido na RTP África.

Ouça aqui mais episódios d'O Tal Podcast: