Um dos dois meios aéreos que estavam a ajudar no combate às chamas em Gondomar teve de amarar no rio Douro, próximo da localidade de Melres, devido a uma alegada avaria mecânica.

Nas imagens, que mostram o momento em que o canadair amarou, é visível o fumo a sair do aparelho.

Fontes aeronáuticas explicaram à agência Lusa que após amarar no rio para a recolha de água, e logo na fase inicial do ‘scoping’ (carga de água), o piloto perdeu o controlo da aeronave, tendo esta ido embater numa das margens.

As mesmas fontes confirmam que na origem deste incidente terá estado um problema mecânico.

Não há registo de feridos mas o canadair sofreu danos num dos flutuadores e no casco, ficando, para já, inoperacional.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) revela que prestou auxiliou aos “dois tripulantes” após a “amaragem de emergência no rio Douro, em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel”.

“À chegada ao local, localizou-se a aeronave, tendo-se verificado que a tripulação se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica e que aeronave apresentava flutuabilidade positiva”, lê-se no comunicado da AMN que acrescenta que o aparelho “será retirado do local, através de uma empresa”.

O incêndio, que deflagrou na manhã de terça-feira em Penafiel e que alastrou para o concelho de Gondomar, estava esta tarde de quinta-feira a ser combatido por mais de 200 operacionais, 59 veículos e dois meios aéreos.

[Notícia atualizada às 18h46]