Filipe Sousa, deputado do Juntos Pelo Povo (JPP) à Assembleia da República, esclareceu hoje que as alterações recentes que transferem para Lisboa a continuidade da emissão da RTP Madeira “não vão afectar a autonomia editorial”.

O parlamentar reuniu, na tarde desta segunda-feira, com o director do Centro Regional do canal, num encontro no qual marcaram também presença Miguel Ganança, vice-presidente do Grupo Parlamentar do partido na Assembleia Legislativa da Madeira e o deputado Carlos Silva do JPP.

“Foi uma reunião importante porque me permitiu ouvir quem de facto pode prestar esclarecimentos, agora espero pela reunião em Lisboa para que o JPP possa vincar o seu ponto de vista sobre esta matéria”, avançou o deputado citado em nota de imprensa.

Filipe Sousa dá também conta que esta situação "fica a dever-se à rescisão laboral por mútuo acordo de 11 técnicos, deixando desfalcados serviços técnicos fundamentais que asseguravam a continuidade das emissões".

“O JPP lamenta que se tenha chegado a este ponto por questões de ordem financeira, privando assim os bons profissionais da RTP Madeira de capacidade de poderem produzir programas que representem a nossa identidade e cultura”, destacou o parlamentar citado na mesma nota.

O deputado à Assembleia da República prometeu ainda levar esta questão ao conselho de administração, "porque poderia ter havido nesta reorganização alguma discriminação positiva, considerando as regiões autónomas, a distância dos grandes centros e os constrangimentos da insularidade".

"A população da Madeira também paga taxa de audiovisual, tem direito a um serviço público de rádio e televisão de qualidade", vinca Filipe Sousa.

"Não aceitamos que o centralismo, quase sempre subjacente as estas decisões, se limite a cortes cegos no lado mais fraco, vamos insistir para que esta situação não tenha este desfecho”, remata o comunicado.

Na passada sexta-feira, o DIÁRIO avançou que o controlo da emissão da RTP regional passou a ser feito a partir de Lisboa, desde quinta-feira, de acordo com o deputado do PS à Assembleia da República Carlos Pereira, que solicitou esclarecimentos ao ministro da Presidência, Leitão Amaro.

Uma situação que motivou, aliás, vários pedidos de esclarecimento por parte dos deputados eleitos à Assembleia da República, quer pelo Parlamento regional.

Artigo relacionado: "Autonomia editorial da RTP-M nunca poderá ser posta em causa", diz PS

Artigo relacionado: Deputados do PSD querem "reverter" situação relacionada com a RTP-Madeira