
No segundo dia de visita a Portugal, o chefe de Estado Francês, Emmanuel Macron, desloca-se ao Porto para se encontrar com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, com quem deverá assinar cerca de uma dúzia de acordos bilaterais, incluindo um acordo de amizade, um acordo de cooperação franco-portuguesa e uma carta de intenções no domínio do armamento.
Também serão assinados acordos de cooperação cultural, científica e técnica, polícia, coprodução cinematográfica, em particular com o Centre National de la Cinématographie, e um plano de ação a favor do ensino superior, da ciência e da inovação.
Macron participa também num fórum de negócios franco-português no Porto com Marcelo e Montenegro, com foco na cooperação económica e de investimento de França a Portugal, e os laços entre os dois países, bem como questões relativas a inovação, defesa e preservação da soberania na Europa.
O Presidente francês vai ainda receber das mãos do autarca Rui Moreira as chaves da cidade do Porto.
A visita de Macron, a convite do Presidente português, é a primeira de Estado de um Presidente francês a Portugal em 26 anos. A última aconteceu em 1999 com Jacques Chirac.
Com Lusa