Já teve início (12h00) a cerimónia de imposição de Insígnias Honoríficas Madeirenses, um dos momentos centrais das comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, que hoje se assinala.

Na Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira, o Governo Regional presta homenagem a oito personalidades e a uma instituição, reconhecendo o contributo de cada um para o desenvolvimento e projecção da Região.

Entre os distinguidos com a Insígnia Autonómica de Valor (cordão), a mais alta condecoração regional, encontram-se Guilherme Silva, ex-deputado e vice-presidente da Assembleia da República, e Miguel de Sousa, empresário, ex-secretário regional e figura marcante na criação do Centro Internacional de Negócios da Madeira.

São ainda condecorados com a Insígnia Autonómica de Bons Serviços (medalha): Adolfo Schön, director do Orquidário da Madeira; o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília; Giuseppe Maria Sofrà, empresário; Maria Luísa de Sousa e Silva, pioneira do jornalismo na RTP-Madeira; Raúl Julião da Silva, presidente da Escola de Samba ‘Os Cariocas’; Rui Marote, dirigente desportivo e antigo autarca; e Victor Prior, ex-director do IPMA na Madeira.

A cerimónia conta ainda com a interpretação do Hino da Região pela jovem Sabina da Silva Fernandes, de 19 anos, natural de São Jorge. Estudante de Imagem Médica e Radioterapia em Coimbra, Sabina dedica os tempos livres ao canto, à composição musical e à Banda Municipal Paulense, gostando igualmente de percorrer a ilha de lés a lés na companhia de amigos.

As celebrações prosseguem com a Missa e Te Deum na Sé Catedral, às 18h00, e culminam à noite, pelas 21h30, com um concerto comemorativo no Parque de Santa Catarina, pela Orquestra Clássica da Madeira, em colaboração com a Orquestra de Jazz do Funchal e a cantora Sofia Almeida. O espectáculo é gratuito e aberto a toda a população.