
A Madeira foi esta quinta-feira distinguida nos prémios 'Líderes do Turismo' de 2025, na categoria 'Creative Brand'.
A candidatura apresentada pela Associação de Promoção da Madeira foi a que obteve mais votos entre os sete candidatos (o município de Braga - 'Braga, soa a futuro'; o município de Leiria - 'Leiria não existe sem ti'; a Neoturis - consultoria estratégica para o turismo, hotelaria e lazer; o Upon Angels - espaço localizado em Lisboa; o WAlgarve - empreendimento hoteleiro em Albufeira; e o WOW - projecto cultural e turístico em Vila Nova de Gaia).
Esta que é uma iniciativa da TNews, que desde 2022 procura distinguir empresas, entidades e profissionais no sector turístico, contempla, também, as categorias 'Luxury Hotel', 'Leisure Hotel', 'Resort Hotel', 'Hotel Brand', 'Travel Brand', 'Sustainable Company', 'Technology Company', 'Creative Brand' e 'Tourism Event'. Todos estes prémios foram atribuídos tendo em conta a votação do público, que decorreu até 28 de Maio, com peso de 50% na decisão final, sendo os restantes 50% decididos por um júri especializado, composto por profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Eventos, Inovação, Investimento, Formação e Recursos Humanos.
Foram igualmente entregues os prémios 'Líder Empreendedor do Ano' e 'Inovação na Comunicação', duas distinções que são atribuídas pela equipa do TNEWS. Já o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality voltou a distinguir a 'Mulher Líder no Turismo by WITH', um galardão que foi atribuído, pela primeira vez, no ano passado, cujo objectivo é reconhecer o papel das mulheres no sector do Turismo.
Em comunicado, a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura refere que "a candidatura da Madeira, liderada pela Associação de Promoção, baseou-se no facto da Região ser «hoje, uma Travel Brand exemplar: um destino que se reinventa, escuta o seu público e investe na construção de uma marca que gera valor, atractividade e impacto positivo para toda a Região»", podemos ler na nota enviada às redacções.
Eduardo Jesus, refere a mesma nota, diz que é "com enorme satistação e sentido de responsabilidade" que a Região recebe esta distinção, que "representa o reconhecimento de uma estratégia consistente, inovadora e autêntica que temos vindo a desenvolver na promoção da Madeira como destino turístico ímpar".
O secretário regional com a pasta do Turismo salienta que "a marca Madeira evoluiu nos últimos anos, afirmando-se não apenas pela sua beleza natural, mas sobretudo pela capacidade de contar histórias, de emocionar e de se ligar com as pessoas". Além disso, "apostámos numa comunicação diferenciadora, assente na criatividade, na identidade cultural e na experiência única que oferecemos a quem nos visita", acrecenta o governante para quem "este prémio valida esse caminho e reforça a confiança que temos na visão que adotámos".
Por fim, refere que "este reconhecimento é, também, partilhado com todos os madeirenses, com os profissionais do sector e com os nossos parceiros criativos, que contribuíram com talento, dedicação e inovação", rematando que o objectivo é continuar "a elevar o nome da Madeira, com ambição, autenticidade e paixão, colocando o destino entre os melhores do Mundo".