
Os madeirenses são, entre os portugueses, aqueles que terão nas despesas de férias acima de mil euros, os que terão maior percentagem de pessoas a gastar mais. De acordo com um estudo da Webloyalty, a média nacional com gastos acima de mil euros é de 9%, enquanto que 22% dos residentes na Madeira pensam ter esse nível de custos para as suas férias de Verão. Não será alheio o facto de que para tal, a maioria precisar de sair das ilhas de avião.
"No ano passado, o setor do turismo português apresentou números recorde (19% do PIB e mais de 14,4% das exportações) que o secretário de Estado do Turismo de Portugal estima que sejam superados em até 5% no exercício de 2025", começa por referir uma nota deste portal. "Do total, o volume de viagens e serviços turísticos que os portugueses adquirem através da Internet é cada vez maior. Concretamente, 84% dos portugueses tencionam comprar viagens pela Internet igual ou mais que no ano passado, segundo indica o 'Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025'. Especialmente no caso dos residentes na zona de Lisboa e Setúbal, onde 1 em cada 5 cidadãos afirma que comprará ainda mais que em 2024", afiança.
De facto, "em geral, as viagens (63%) são a segunda categoria mais comprada online pelos portugueses, apenas atrás da moda (78%). Esta percentagem sobe a quase 70% no caso dos habitantes da zona Centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu) e desce para 50% no caso do Alentejo (Beja, Évora, Portalegre e Santarém)", realça. "Além disso, os números de gasto online também respondem às tendências gerais de viagem dos portugueses, que apostam principalmente no turismo nacional. O estudo da Webloyalty revela que 32% gastam online em reservas de serviços turísticos, por viagem e pessoa, menos de 300€; outros 32%, menos de 500€; 27% menos de 1000€ e apenas 9% afirma gastar mais de 1.000€".
Contudo, afirma, "também encontramos oscilações entre regiões relativamente ao gasto. Os portugueses residentes na R.A. Madeira são os que apresentam uma percentagem mais alta (22%) entre os que afirmam gastar mais de 1.000€ nas suas reservas; no outro extremo – os que gastam em média menos de 300€ – são os residentes da zona de Faro (40%)", o que faz algum sentido no que toca aos madeirenses, pelo menos, devido aos custos das viagens e, sobretudo, porque quem faz férias fora das duas ilhas, normalmente tem de ir de avião (excepto os madeirenses mais habituados a usar o ferry para ir até ao Porto Santo, por exemplo) para o exterior.
"O relatório ainda destaca que, no que diz respeito à compra de viagens online, 73% dos portugueses reservam alojamentos, 51% transporte, 33% bilhetes e atividades e 25% pacotes de férias", resume a empresa que diz ser "líder na geração de receitas adicionais para eCommerce através de uma solução de Retail Media".
Segundo o nosso estudo, 20% dos portugueses afirma que o verão é a época do ano em que mais compram online. Pelo que é o momento perfeito para as lojas online apostarem em soluções como o Retail Media. As empresas turísticas que optarem por sistemas de Retail Media no ponto de venda online, terão sem dúvida uma estratégia clara para gerar receitas extra que compensem os preços tão ajustados que têm de estabelecer nestes períodos. Oferecer informação, no momento ideal é chave para chegar ao consumidor e captar a sua atenção, além de incentivar a fidelização Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia e Brasil