Aos 17 anos, Quincy Wilson já possui uma medalha olímpica de ouro no seu palmarés e é visto como uma das grandes esperanças do atletismo norte-americano, mas a tenra idade obriga-o a dividir a sua atenção com o ensino secundário. Entre aulas, treinos e provas, o jovem atleta consegue manter o foco e a excelência dentro e fora da pista.

A jovem estrela do atletismo norte-americano assume que a grande conquista em Paris - medalha de ouro nos 4x400 metros - não interfere com o seu trabalho diário, uma vez que quando está a treinar está somente focado nos "objetivos futuros".

Apesar do sucesso desportivo precoce, Quincy só termina o ensino secundário no próximo ano, pelo que no futuro próximo tem de dividir o seu tempo entre as pistas de atletismo e a escola, em Maryland, cidade onde vive.

Em entrevista à CNN Internacional, o jovem explica que para ser bem-sucedido nos dois campos tem de acordar diariamente às 05:00 para conseguir estar na escola às 07:30.

"Acho que estou mais concentrado na sala de aula do que na pista, e isso pode dizer muito. A minha média de notas é uma média A [a mais alta] durante todo este semestre. Durante toda a minha vida, acho que sempre tive uma média A, por isso nada mudou", revelou.

Cumprido o dever enquanto estudante, todos os dias, entre as 15:00 e as 18:00, o norte-americano regressa à pista para treinar.

No entanto, o rodopio do quotidiano não para no fim de semana. Por norma, o sábado e o domingo são os dias em que participa em provas um pouco por toda a costa Este dos Estados Unidos.

A aventura Paris 2024

Como ainda é bastante jovem, mas já é visto como um diamante do desporto dos EUA, as suas performances desportivas desta época atraem bastante atenção.

Mas o mesmo já acontecia no passado recente. Em 2024, Quincy Wilson bateu, por duas vezes, o recorde mundial de 400 metros para menores de 18 anos durante as provas olímpicas nos EUA.

Apesar do feito, não conseguiu um lugar individual na equipa olímpica dos EUA para Paris, mas foi integrado na equipa de estafeta, tornando-se no norte-americano mais jovem de sempre a competir nos Jogos Olímpicos.

A equipa de estafeta dos EUA viria a vencer o ouro nos 4x400 metros e, apesar de não ter participado na final, o jovem, que correu na primeira eliminatória, também foi considerado campeão olímpico.

O desporto podia ser outro

Apesar de uma carreira de sucesso nas pistas parecer ser cada vez mais possível, o desporto praticado pelo jovem de 16 anos poderia ser outro bem diferente.

No primeiro ano do ensino secundário, Quincy Wilson foi o melhor marcador da sua equipa de futebol americano e só aos 15 anos é que decidiu focar-se exclusivamente no atletismo:

"Cresci a jogar futebol e a fazer atletismo. Sabia quais eram os meus objetivos finais na pista, o que queria fazer, e é difícil. Todos os dias penso nisso, porque agora só quero voltar a jogar futebol). Só quero ir lá para fora e atirar uma bola de futebol, mas sei que fiz muitas coisas boas no atletismo."

Com uma estatura mais reduzida do que a maioria dos rivais e uma postura corporal durante a corrida considerada pouco convencional, Quincy Wilson parece ter tudo para singrar no atletismo, mas, para já, não esquece que ainda é um estudante e, acima de tudo, um adolescente de 17 anos.