A Pirelli acaba de apresentar o primeiro pneu produzido com mais de 70% de materiais reciclados, incluindo borracha natural com certificação FSC (Forest Stewardship Council).

Esta certificação atesta uma gestão responsável ao longo de toda a cadeia de abastecimento da borracha natural, desde a plantação até à fábrica. Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas unidades de produção europeias da Pirelli var ter a certificação FSC.

O novo pneu, desenvolvido numa versão específica para a Jaguar Land Rover (JLR), é a nova adição gama Pirelli P Zero e vai estar inicialmente disponível para jantes de 22’’ do Range Rover, como parte da estratégia da JLR de incorporar nos seus modelos de luxo pneus mais sustentáveis.

A Pirelli revelou que o desenvolvimento do novo P Zero representou um desafio significativo para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, tendo sido necessário combinar o Ultra Alto Desempenho (UHP) de cada P Zero com um alto teor de materiais naturais e reciclados, incluindo: Aço reciclado , obtido, em parte, da fusão de sucata metálica em vez de matérias-primas virgens, mantendo as propriedades mecânicas do aço original; Sílica da casca de arroz , derivada de resíduos do processamento de arroz e usada em compostos de piso para garantir alto desempenho em piso molhado; Negro de fumo circular , produzido a partir de óleo de pirólise obtido de pneus usados; polímeros biocirculares, fabricados a partir de monômeros derivados de óleo de cozinha usado ou pirólise, substituindo polímeros de origem fóssil, bem como Resinas de origem biológica, plastificantes de origem vegetal que ajudam a otimizar o equilíbrio entre desempenho seco e húmido.

Recorde-se que a Pirelli lançou em 2021, o primeiro pneu do mundo feito com borracha natural com certificação FSC. Agora a colaboração com a JLR pretende aumentar a proporção de materiais naturais e reciclados em pneus, marcando um novo marco no caminho para a sustentabilidade.

Além disso, este novo produto também servirá como campo de testes para a inovação em materiais, já que a percentagem de componentes de baixo impacto deverá aumentar ao longo do tempo.