
Quatro propostas apresentadas por profissionais de enfermagem do SESARAM vão ser apoiadas pelo Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros. É disponibilizado um total de 5 mil euros para apoiar estes projectos, sendo que a cerimónia de entrega dos prémios decorreu na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Os quatro projectos premiados são:
-‘O Impacto do Bladder Scanner na Qualidade dos Cuidados ao Utente’, da autoria dos enfermeiros Fátima Figueira, Carlos Fernandes, Sara Aguiar e Carla Melim, do Serviço de Internamento de Curta e Média duração da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados do Hospital Dr. João de Almada. Este projecto visa melhorar a qualidade dos cuidados através de uma avaliação não invasiva, reduzindo riscos e aumentando a segurança e satisfação do utente.
- ‘Consulta de Enfermagem Pré-operatória Colorretal’, da autoria dos enfermeiros Johnny Abreu e Cláudia Loirinho, Serviço de Cirurgia Geral, 2º piso poente. Este projecto propõe uma consulta pré-operatória que certamente optimizará a recuperação pós-cirurgia colorretal, melhorando a experiência do utente.
- ‘A Realidade Virtual como Intervenção de Enfermagem para a Prevenção da Síndrome Pós Cuidados Intensivos’, da autoria das enfermeiras Ana Barradas, Zélia Barreto e Susana Pontes, do Serviço de Medicina Intensiva. Este projecto traz uma abordagem inovadora para melhorar a qualidade de vida dos doentes internados nos Cuidados Intensivos, com um impacto significativo no bem-estar psicológico, fisiológico e cognitivo.
- ‘Programa de Preparação para o Parto’, da autoria das enfermeiras Maria Conceição Câmara e Idalina Ribeiro, do Centro de Saúde do Caniço. Este projecto permitirá às grávidas inscritas no centro de saúde do Caniço uma experiência de parto mais informada e positiva.
Na cerimónia, a secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, felicitou a Ordem dos Enfermeiros pela iniciativa e reconheceu que "podemos ter as melhores condições, as melhores infraestruturas e os melhores equipamentos, mas o essencial são sempre as pessoas".
"É um orgulho saber os trabalhos que são desenvolvidos nesta casa, muitas vezes feitos para além do horário, muitas vezes privando-se de momentos familiares e de lazer para se dedicar a esta causa que é mais do que uma profissão, é uma missão", sublinhou. Além disso, Micaela Freitas considerou que "estes projectos são o exemplo perfeito da simbiose entre o desafio da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros em manter acesa a lamparina e a vontade dos enfermeiros de continuar a promover o conhecimento e o investimento em novas ferramentas para cuidar".
Já a presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Teresa Espírito Santo, sublinhou que "o orçamento não é apenas um instrumento financeiro, é acima de tudo um exercício de cidadania profissional, de solidariedade e de compromisso ético com a melhoria contínua dos cuidados prestados aos cidadãos que confiam em nós". Esta iniciativa, realçou, permitiu aos enfermeiros inscritos nesta Secção Regional apresentarem e votarem em projectos que visam melhorar a profissão e os cuidados de enfermagem.