A embaixada dos Estados Unidos da América em Kiev, na Ucrânia, foi encerrada devido ao risco de um possível ataque aéreo.

O Departamento de Estado dos Assuntos Consulares dos EUA informa, em comunicado, que, "por uma questão de precaução", a embaixada será encerrada e os funcionários a "estão a ser instruídos para se abrigarem".

No texto é ainda recomendado que os cidadãos norte-americanos que se encontram na capital ucraniana estejam preparados para se abrigarem de imediato caso seja emitido o alerta para um ataque aéreo.

Esta noite, de acordo com o jornal The Kyiv Independent, após um ataque com drones russos vários destroços caíram no bairro Dniprovskyi, em Kiev, o que iniciou um incêndio num edifício residencial de vários andares.

Também a Rússia diz ter abatido mais de 40 drones ucranianos na última noite, vinte só na região noroeste de Novgorod.

O aviso norte-americano surge um dia depois de a Ucrânia ter utilizado pela primeira vez mísseis de longo alcance contra o território russo.

Também na terça-feira, dia em que se assinalou o milésimo dia de conflito, Putin assinou um decreto que autoriza o uso alargado de armas nucleares.

A nova política nuclear russa pressupõe a utilização de armas nucleares caso seja alvo de um ataque com mísseis convencionais, drones ou outro tipo de armento de longo alcance apoiado por uma potência nuclear.