A Rússia garantiu, esta terça-feira, ter assumido o controlo total da região de Lugansk, no leste da Ucrânia. A informação foi avançada pela televisão estatal russa, avança a agência Reuters.

"O território da República Popular de Lugansk está totalmente livre - a 100%", afirmou Leonid Pasechnik à estação de televisão.

Pasechnik identificou-se como chefe da "República Popular de Lugansk".

A Ucrânia ainda não confirmou a perda da região, mas já disse anteriormente que as reivindicações da Rússia são infundadas e ilegais. Kiev prometeu nunca reconhecer a soberania russa sobre as áreas invadidas por Moscovo.

A confirmar-se, esta será a primeira região ucraniana a ficar totalmente sob controlo das forças russas desde que Moscovo anexou a Crimeia, em 2014.

Lugansk tem uma área de 26.700 km2.

Zelensky diz que é preciso aumentar a segurança na Europa: "Rússia está a preparar novas operações"

O Presidente ucraniano voltou a alertar para os riscos de possíveis operações militares da Rússia na Europa. Numa mensagem publicada na rede social X, Volodymyr Zelensky diz que é preciso união entre os aliados para aumentar a segurança.

"A Rússia não vai mudar os planos e não procura uma maneira de sair deste guerra. Pelo contrário, está a preparar-se para novas operações", disse Zelensky horas antes da Rússia anunciar total controlo da região de Lugansk.