
A Torcida Verde, uma das claques do Sporting, emitiu um longo comunicado a lamentar o “negócio dos ódios" que inunda o futebol nacional. Apesar de tecer críticas a Pinto da Costa, “o principal rosto do ‘Sistema’”, diz que a SAD dos ‘leões’ deveria ter enviado uma mensagem ao FC Porto pela morte do antigo presidente.
"O silêncio institucional da estrutura profissional leonina deu um inopinado mediatismo ao Sporting/SAD, potenciado pela recente presença do atual presidente do FCP nas exéquias do eterno capitão Manuel Fernandes, perspectivando-se então uma 'nova era' no relacionamento institucional entre os clubes", considera a claque, em comunicado.
FC Porto fala numa “ferida que se abre”
O silêncio de Sporting e Benfica em relação a Pinto da Costa foi, na realidade, ensurdecedor. As críticas vieram de todos os lados, desde comentadores a antigos jogadores e treinadores e, claro, o próprio FC Porto, que fala numa “ferida que agora se abre”.
A Torcida Verde realça que “seria possível sinalizar uma ”nova era" com a formalização de uma missiva institucional do SCP ao FCP, em estrito respeito com o luto do clube portista".
“Foi nesse contexto que antigos futebolistas (de C. Ronaldo a P. Futre) e antigos presidentes leoninos enviaram missivas ao FCP.”
“Até os nossos rivais merecem respeito”
A claque dos ‘leões’ garante que vai continuar a "lutar por um espaço de cidadania onde seja possível endereçar ao nosso rival uma mensagem universal: "defendeste as tuas cores, tal como nós defendemos as nossas, serão sempre nossos rivais, mas até os nossos rivais merecem respeito".
“Estamos convictos que os adeptos de todas as cores têm mais a uni-los que a separa-los.”