A nova plataforma STLA Medium da Stellantis continua a ser colocada à prova em matéria de autonomia e agora alcançou um novo marco em matéria de desempenho em auto estrada, em condições reais.
A experiência realizada por novo Peugeot E-3008 na versão de longa autonomia (Long Range), permitiu comprovar as capacidades da nova plataforma, ao realizar 701 quilómetros entre carregamentos
O Peugeot E-3008 realizou uma viagem entre Paris e Nice, um percurso com mais de 900 quilómetros e a uma temperatura média de 20º C. O SUV da marca francesa realizou a viagem em autoestrada sem ultrapassar os 130 km/h, precisou apenas de duas paragens para recarregar a bateria com 96,9 kWh úteis.
A Stellantis adiantou que o desempenho da nova plataforma, “é comparável à de um veículo com motor de combustão interna, que faz paragens para reabastecimento e descanso dos condutores”.
No entanto, o grupo automóvel não esclarece o tempo de espera em cada carregamento, ou se o carregamento foi realizado à potência máxima de 160 kW em supercarregadores, onde em 27 minutos o Peugeot E-3008 pode carregar de 20% a 80%, ou 150 km de autonomia em 10 minutos.
“O nosso objetivo tem sido sempre criar tecnologias que beneficiem diretamente os nossos clientes”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “A capacidade de longa autonomia da plataforma STLA Medium torna-a ideal para viagens de longa distância, sem comprometer a conveniência e a eficiência de um BEV. Os condutores podem agora desfrutar de viagens mais longas com menos paragens para carregamento, proporcionando quer performance, quer paz de espírito.”
Para além das principais vantagens de um veículo elétrico a bateria (BEV) – zero emissões de gases de escape, custos operacionais mais reduzidos e uma condução silenciosa e suave – as versões de longa autonomia permitem realizar viagens mais extensas com menos paragens para carregamento, graças às baterias ACC de elevado desempenho, produzidas na gigafábrica da Stellantis, de Billy-Berclau/Douvrin, na região francesa de Hauts-de-France.
Recorde-se que os modelos Peugeot E-3008, e E-5008, bem como o Opel Grandland Electric são já construídos sobre a plataforma STLA Medium, aguardando-se até ao final de 2026 o lançamento de mais cinco outros modelos elétricos baseados nesta plataforma.