
A Subaru Europe anunciou três novos modelos 100% elétricos para o mercado europeu, que vão completar a gama de veículos a combustão.
Entre as novidades está o Solterra atualizado, o novo Uncharted e o E-Outback, modelos que tem por base a nova “Plataforma Global e-Subaru”, e que contam com motores mais potentes, baterias maiores, carregamento mais rápido e maior capacidade de reboque.

A marca japonesa anunciou ainda que o sistema de tração integral da marca foi aprimorado para mobilidade elétrica e utiliza software para controlar a distribuição de binário entre os eixos, proporcionando desta forma uma tração em diferentes condições de piso.
O Solterra, lançado em 202, surge agora no mercado europeu depois de uma atualização de meio de ciclo, com dois motores elétricos e uma potência combinada de 338 cv e que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

A alimentar os dois motores elétricos está uma bateria de 73,1 kWh, que anuncia uma autonomia para mais de 500 quilómetros no ciclo WLTP. Já em matéria de carregamento a Subaru anuncia que o Solterra pode carregar a bateria de 10% a 80%, em estações de carregamento rápido CC, em 30 minutos.
Já o novo Uncharted, é o primeiro SUV compacto totalmente elétrico da Subaru, está disponível em três versões: com tração integral de 338 cv de potência, com tração dianteira e uma autonomia de até 585 quilómetros. As duas versões fazem uso de uma bateria de 77 kWh de capacidade.

A versão de entrada apresenta-se com uma bateria de 57,7 kWh de capacidade e uma autonomia anunciada de até 445 quilómetros. O carregador de bordo de 22 kW é de série.

Por seu lado o conhecido Outback ganha agora uma versão 100% elétrica com 375 cv, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e anuncia uma autonomia de mais de 450 quilómetros. Assim como no modelo com motor a combustão, versatilidade, robustez e segurança são as principais prioridades.

A Subaru anunciou que está previsto que renovado Solterra chegue a mercados europeus selecionais no final de 2025, enquanto Uncharted e o Outback elétrico vão chegar apenas no primeiro trimestre do próximo ano.