A Santa Sé comunicou que o Papa apresenta agora um quadro "complexo", tendo a infeção pulmonar evoluído desfavoravelmente. Foi realizado um exame TAC ao tórax, prescrito pela equipa médica do Vaticano e pelo hospital Gemelli, tendo-se confirmado que a pneumonia do Papa Francisco é "bilateral", ou seja, está a afetar os dois pulmões: isto significa que a respiração é dificultada por ambos os pulmões.

Foi ainda necessário alterar a medicação, para uma prescrição mais agressiva. Antevê-se agora que o internamento seja mais prolongado, embora fique por esclarecer quanto tempo durará.

O Papa Francisco tem 88 anos de idade. Francisco sofre de uma infeção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro. É, de acordo com a Reuters, especialmente propenso a infeções pulmonares porque, quando jovem, desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.

O Vaticano já tinha anunciado que todos os eventos públicos do calendário do Papa seriam cancelados até domingo. O pontífice deveria liderar vários eventos no fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, que decorre até janeiro próximo. Também já tinha sido comunicado pela Santa Sé que Francisco tem continuado a trabalhar, prosseguindo nomeadamente os contactos com um sacerdote de Gaza.