A VW anunciou esta quarta-feira a aquisição de uma participação de 9,9% na empresa canadiana de lítio Patriot Battery Metals por US$ 48 milhões, cerca de €45 milhões.

O negócio agora revelado está inserido na estratégia da empresa alemã para garantir um fornecimento constante de matérias-primas de lítio na América do Norte.

Acordo alcançado inclui ainda um contrato vinculativo que obriga a Patriot Battery Metals a fornecer à VW 100.000 toneladas de concentrado de espoduménio anualmente por uma década.

A compra agora anunciada pela VW representa um marco estratégico importante na aceleração das atividades de produção de células da PowerCo na Europa e na América do Norte, incluindo a sua gigafábrica em St. Thomas, no Canadá, a maior fábrica de células da PowerCo, com capacidade de até 90 GWh.

“Este investimento representa um marco na nossa caminhada em direção a um futuro totalmente elétrico. Ao colaborar com a Patriot Battery Metals, não estamos apenas a garantir matérias-primas essenciais para tecnologia de bateria sustentável de ponta, mas também a reforçar o nosso compromisso com a América do Norte”, disse Thomas Schmall, membro do conselho de tecnologia do Grupo VW.