Liam Lawson, o jovem talento da Nova Zelândia, tem a sua missão bem clara: restaurar a supremacia perdida da Red Bull no Campeonato de Construtores da Fórmula 1. Ele está a entrar nas grandes ligas, unindo-se a Max Verstappen, após uma temporada de 2024 dececionante de Sergio Perez, que viu a Red Bull deslizar para o terceiro lugar no campeonato.

Apesar de apenas ter 11 corridas na sua carreira, Lawson encontra-se agora na linha da frente, encarregado de restaurar os dias de glória da Red Bull. O quarto título consecutivo de Pilotos de Verstappen foi ofuscado pela performance dececionante de Perez. Com 285 pontos a menos, Perez acabou em oitavo lugar na classificação, minando grandemente a performance da Red Bull no Campeonato de Construtores.

Agora, a batuta foi passada a Lawson. O jovem neozelandês, apesar de ser relativamente inexperiente, recebeu a responsabilidade de levar a Red Bull de volta ao topo. Numa conversa exclusiva com a Motorsport Week e alguns meios de comunicação selecionados antes do evento de lançamento do F1 75, Lawson disse: “O objetivo da equipa é ganhar o Campeonato de Construtores e, obviamente, eles não conseguiram fazer isso no ano passado e esse é o objetivo claro para este ano.”

Ele acrescentou: “Portanto, estamos a fazer o melhor trabalho possível para tornar o carro o mais rápido possível e, para mim, se estivermos numa posição em que estamos a lutar para ganhar o Campeonato de Construtores, então estou a fazer o meu trabalho.”

Lawson não só tem a tarefa de aumentar a classificação da Red Bull no título de Construtores, mas também tem de navegar a sua posição como colega de equipa de Verstappen. No mundo difícil e tumultuado da F1, esta é considerada uma das tarefas mais desafiadoras. Predecessores como Pierre Gasly e Alex Albon também foram lançados para o segundo lugar da Red Bull no início das suas carreiras e falharam em suportar a intensa pressão de ter Verstappen na mesma garagem.

No entanto, Lawson vê isto como uma oportunidade de ouro em vez de uma situação de pressão. “Obviamente, vai ser um processo para me atualizar e para mim, o importante é fazer isso o mais rapidamente possível,” notou, acrescentando que não há um prazo definido para quando pensa que conseguirá isso. O piloto neozelandês está a aproveitar a oportunidade para aprender com Verstappen, vendo o holandês como um mentor valioso.

Lawson concluiu, “Trata-se mais de tirar o máximo proveito e aproveitar isso do que pensar de uma forma que, obviamente, me coloque pressão adicional.” Claramente, Lawson está ansioso para aproveitar o momento, aprender e, em última análise, ajudar na busca da Red Bull para voltar ao auge da Fórmula 1.