Num surpreendente desenlace no Grande Prémio Britânico, a FIA lançou uma bomba sobre uma proeminente estrela da F1 com uma despromoção tardia que enviou ondas de choque pelo mundo das corridas. O infeliz desenlace aconteceu para Franco Colapinto, que enfrentou uma sessão de qualificação desastrosa começando da 20ª posição na grelha. As desventuras do piloto de 22 anos agravaram-se quando ele saiu da pista durante o Q1, colidindo contra as barreiras e trazendo as suas esperanças de qualificação a um abrupto fim.

Adicionando insulto à lesão, a FIA impôs uma penalização significativa a Colapinto e à sua equipa, Alpine, uma vez que foram obrigados a fazer alterações de última hora aos componentes da unidade de potência do seu carro sob condições de parc fermé. As alterações incluíram uma série de peças cruciais, como um novo motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H, MGU-K, armazenamento de energia, eletrónica de controlo e sistema de escape. Como resultado, Colapinto está agora definido para começar da box em vez da sua posição inicial de 20ª na grelha.

O jovem piloto argentino tem enfrentado uma série de desafios desde que entrou na cena da F1 esta temporada, não conseguindo garantir um único ponto em nenhum dos seus cinco fins de semana de corrida até agora. As especulações estão em alta de que Flavio Briatore possa estar a considerar outra mudança de piloto, com Valtteri Bottas a ser rumores de que está na fila para uma surpreendente mudança para a Alpine se as dificuldades de Colapinto persistirem. Apesar de inicialmente estar previsto para substituir Jack Doohan em cinco corridas, Colapinto encontra-se a competir no seu sexto Grande Prémio consecutivo em Silverstone.

À medida que a ameaça de chuva paira sobre o circuito, Colapinto e a Alpine esperam por um golpe de sorte que os impulsione nas classificações e salve alguns pontos tão necessários. A corrida que se aproxima promete ser um momento decisivo para Colapinto, enquanto ele se esforça para quebrar a sua sequência sem vitórias e provar o seu valor no exigente palco da F1.