A transição de Adrien Fourmaux da M-Sport para a Hyundai marca uma mudança sísmica na sua carreira de ralis, uma que já mostrou promessas e deixou os fãs ansiosos pelo que está por vir. Após uma despedida agridoce da Ford, Fourmaux não perdeu tempo em provar o seu valor, conquistando uma vitória precoce com o i20 da Hyundai no Rallye National Hivernal du Dévoluy. Agora, o francês está focado em levar a sua nova máquina ao topo do pódio do WRC.
Uma despedida adequada e um novo começo
Fourmaux fechou o seu capítulo na M-Sport com uma vitória memorável em Monza no Ford Puma, uma despedida adequada à equipa que moldou a sua carreira. Apenas uma semana depois, assegurou a sua primeira vitória com a Hyundai, demonstrando uma transição sem problemas e reafirmando o seu lugar entre a elite dos ralis.
Refletindo sobre a turbulência da mudança, Fourmaux chamou-a de “um bom fim e um bom começo.”
A perseguir pódios e campeonatos
Com a sua estreia na Hyundai já para trás, Fourmaux tem os olhos postos alto para 2025. O francês está determinado a garantir a sua primeira vitória no WRC e a desempenhar um papel fundamental no Campeonato de Construtores.
“O meu primeiro objetivo seria ganhar [uma ronda do WRC]. E depois vamos ver para o campeonato,” disse Fourmaux. Ele está confiante de que a equipa da Hyundai, que inclui o campeão mundial em título Thierry Neuville e o detentor do título de 2019 Ott Tänak, oferece uma base sólida para o sucesso.
Embora ciente dos desafios, Fourmaux permanece destemido. “Tenho uma boa relação com ambos. Farei o meu trabalho e eles farão o deles. Acho que vai ser um bom ano,” comentou.
Adaptar-se ao i20: Uma transição suave
A remoção da tecnologia híbrida da categoria Rally1 facilitou a adaptação de Fourmaux ao i20 da Hyundai. “Havia menos para aprender porque toda a estratégia híbrida, a recarga, a entrega de potência – não tenho que aprender isso com este carro,” explicou.
Fourmaux destacou algumas diferenças entre o i20 e o Puma, particularmente na posição do condutor e na visibilidade. “Sinto-me confortável dentro do Hyundai. Estou sentado mais perto do Alex [Coria, co-piloto], um pouco mais no meio do carro,” disse.
Apesar dessas diferenças, Fourmaux absteve-se de comparações diretas. “Em termos de chassis, não posso dizer: ‘Oh, isto é melhor, isto é pior.’ É demasiado cedo para falar de especificidades.”
De Dovenby a Alzenau: Uma mudança cultural
A transição da sede britânica da M-Sport em Dovenby para a base alemã da Hyundai em Alzenau tem sido outra adaptação. Fourmaux descreveu o contraste: “Dovenby parece uma verdadeira classe de cavalheiros. Entrar pela porta em Alzenau parece mais um lugar para ir trabalhar.”
Enquanto os ambientes diferem, Fourmaux enfatizou o profissionalismo e a paixão em ambas as equipas, observando: “A sensação era bastante semelhante dentro da fábrica, com os mecânicos e os engenheiros.”
Olhos em 2025: Um ano de possibilidades
Com um carro comprovado, uma equipa poderosa e a sua atenção focada no campeonato, a mudança de Fourmaux para a Hyundai sinaliza uma nova era para o francês. Quer se trate de garantir uma primeira vitória no WRC ou ajudar a Hyundai a conquistar o título de Construtores, Fourmaux está pronto para provar que pertence à elite do rali.
À medida que a poeira assenta sobre os seus anos na M-Sport e ele mergulha na vida com a Hyundai, uma coisa é clara: Adrien Fourmaux está apenas a começar.