Apesar de ter concluído o processo de inscrição dentro do prazo estabelecido pela Federação Portuguesa de Futebol [FPF], o Boavista ainda corre sérios riscos de falhar o licenciamento necessário para participar na Liga 3 durante a temporada 2025/26. 

Ora, de acordo com as informações recolhidas por Record, há um documento muito importante que não foi entregue: a certidão de declaração de não-dívidas, precisamente um certificado semelhante àquele que impossibilitou a inscrição dos axadrezados na 2ª Liga há cerca de uma semana e meia. 

Certo é que o processo já está em rota para a comissão de licenciamento da FPF, que irá realizar uma audiência prévia para autorizar a admissão dos boavisteiros no 3º escalão. Um cenário que será, à partida, bastante difícil de ficar concretizado e com o clube a ter de descer vários escalões para competir, apenas, nas divisões distritais da AF Porto. 

Ainda de acordo com o que foi possível apurar, o processo de avaliação a esta candidatura será feito por um período que durará cerca de uma semana e o resultado da audiência a será dado, antes, ao emblema axadrezado e só depois comunicado ao público.