Dois anos depois, o Dame Time está de regresso a Portland. De acordo com o jornalista da ESPN Shams Charania, o base de 35 anos está perto de finalizar um contrato de três épocas com os Trail Blazers, equipa que representou em 11 das treze épocas da carreira profissional.

A mesma fonte avança que Lillard irá receber cerca de 36 milhões de euros, terá direito a decidir se representa a franquia em 2027/28 e não poderá ser trocado. A movimentação inesperada surge dias depois de o base ter sido dispensado pelos Milwaukee Bucks.

Lillard ficará de fora das quadras na próxima época a recuperar de uma rotura no tendão de aquiles, sofrida diante dos Indiana Pacers na primeira ronda dos últimos play-offs. Face a múltiplas ofertas menos vantajosas de outras franquias mais bem posicionadas a conquistar o anel de campeão, o base veterano optou por regressar a uma casa que bem conhece.

A turma comandada por Chauncey Billups recupera um dos melhores jogadores da história da franquia, selecionado no draft de 2012. Damian Lillard é o melhor marcador de sempre dos Blazers, tendo conduzido a equipa de Portland até à final da Conferência Oeste em 2019.

Nas próximas duas épocas, Lillard irá receber cerca de 60 milhões de euros entre o salário oferido em Portland e o valor que os Bucks estão obrigados a pagar por dispensá-lo.